Todas

NOTA DO SEPE RIO DAS OSTRAS/CASIMIRO DE ABREU SOBRE MUDANÇAS NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

A SAÍDA DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E A CONJUNTURA EDUCACIONAL E POLÍTICA EM CASIMIRO DE ABREU

 

119 DIAS DE GOVERNO E SEM DIÁLOGO

 

Em pouco mais de 100 dias de governo temos a saída da secretária de educação, Tatiana Alzeman, que durante seus poucos dias de gestão optou em não atender e dialogar com o SEPE sobre as demandas dos profissionais da educação organizadas através da assembleia do SEPE.

 

Desde o início de sua gestão foram inúmeros ofícios do SEPE encaminhados à Secretaria de Educação, entre eles pedidos de reunião para tratar das demandas salariais dos trabalhadores da educação e a necessidade de equipamentos técnicos para o ensino online.

 

Iniciamos o ano com o ensino remoto e com nenhum planejamento de como assessorar alunos e professores com auxilio a conexão de internet e equipamentos tecnológicos para que alunos e professores tivessem o mínimo de condições de trabalho e acesso, ficando a comunidade responsável por arcar com os custos demandados pelo ensino remoto.

 

Infelizmente, o primeiro e único encontro entre direção do SEPE e secretária de educação foi para tratar de assédio moral e perseguição política da atual prefeitura sobre uma professora e diretora sindical. Para nossa decepção a secretária de educação Tatiana Alzeman ratificou a postura persecutória e assediadora da diretora Fábia Ferreira da E. M. Renata Tavares Bastos. Não aceitaremos essa perseguição e vamos buscar dentro da lei reverter essa perversa situação criada pelos gestores deste município.

 

Fizemos uma reunião com o prefeito solicitando que ele intervisse com uma proposta conciliatória apresentada pelo SEPE, mantendo a educadora na escola sem a saída da diretora da escola, o prefeito disse que aceitaria a conciliação, mas no final das contas a secretaria ratificou a perseguição e retirou a educadora da escola, um exemplo do autoritarismo e da falta de diálogo. Esperamos que o prefeito reveja tal situação injusta e a nova secretária de educação Gracenir mude essa conduta absurda. Parem a perseguição politica da diretora do SEPE, vamos continuar lutando pelos direitos dos trabalhadores, queiram vocês ou não, existe uma constituição que garante direitos trabalhistas e sindicais!

 

VITÓRIA DA CATEGORIA E DO SEPE NO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

 

Na Comissão de Retorno às aulas presencias a secretária de educação, assim como os representantes da SEMED e representantes de outros órgãos governamentais defenderam que não havia necessidade de adicionar ao texto do Protocolo de Retorno ás Aulas Presenciais a imunização prévia da comunidade escolar como medida de segurança sanitária para o retorno das aulas presenciais, o SEPE esteve lá presente e defendeu essa medida como sendo extremamente necessária.

 

Felizmente o documento passaria ainda pelo Conselho Municipal de Educação onde o SEPE se posicionou e foi possível reverter essa irresponsabilidade. Na reunião do CME que aconteceu no dia 23/04/21, foi proposto e defendido pelo SEPE com o apoio de demais conselheiros que a imunização dos trabalhadores da educação fosse medida primária e condição para o retorno das aulas presenciais e que essa medida constasse no texto do protocolo de retorno.  O CME então aprovou a inserção da medida ao Plano de Retorno às Aulas Presenciais.

 

JÁ VAI TARDE

 

A atuação da secretária de educação foi no mínimo peculiar, mostrando defender interesses contrários aos da comunidade escolar da rede de ensino de Casimiro de Abreu que desejam que as aulas só voltem com a comunidade escolar vacinada para preservar as vidas.

 

Diante de tamanha incompetência política, pedagógica, postura autoritária (aceitou de forma injusta e encaminhou a perseguição política de uma servidora municipal, membro da diretoria do SEPE) e pouca disposição de diálogo para pelo menos ouvir as demandas dos profissionais da educação, ficamos com a seguinte sensação em relação à saída da secretária de educação Tatiana Alzeman: JÁ VAI TARDE! CHEGA DE PERSEGUIÇÂO A DIRETORA DO SEPE!

 

RETORNO: SÓ COM SEGURANÇA!

 

Já nos posicionamos e continuaremos a bater na mesma tecla, independente de quem esteja à frente do governo e da sua secretaria de educação: SÓ ACEITAMOS RETORNAR À ESCOLA DE MANEIRA SEGURA: COM VACINAÇÃO. O SEPE permanecerá incansável na defesa dos trabalhadores da educação nas instâncias viáveis: no chão da escola, no Conselho Municipal de Educação e no diálogo ou embate permanente com a secretaria de educação.

 

Viva a luta da professora Hosana que faz valer nossa posição no chão da sua escola, apesar da perseguição politica arbitraria da secretaria de educação, do assédio da diretora da escola e até mesmo de sua devolução sem direito ao contraditório e à ampla defesa. O SEPE lutará em todas as instâncias legais para reverter à perseguição de sua diretora sindical Hosana, não aceitaremos esta covardia com quem sempre lutou pelos direitos dos profissionais da educação casimirense.

 

Concluímos deixando um recado para nova secretaria de educação: Prezada secretária Gracenir gostaríamos de abrir um canal de dialogo democrático com sua nova gestão que se inicia, o SEPE quer discutir os problemas dos profissionais da educação nesta pandemia e também queremos rediscutir a perseguição política feita a servidora publica estatutária diretora do SEPE. Queremos uma boa relação entre a prefeitura e o nosso sindicato, com o nosso diálogo quem ganha são os estudantes casimirenses, e temos certeza que esse é nosso objetivo.

 

Nossa luta é por valorização laboral, por direitos e por justiça! Não nos calarão! Vamos até o fim!

VACINA JÁ!

RETORNO SÓ COM IMUNIZAÇÃO!

SEMPRE JUNTOS E MISTURADOS!

O SEPE SOMOS NÓS, NOSSA LUTA E NOSSA VOZ!

Por:

LEIA MAIS: