destaque-home, Todas

NOTA DO SEPE SOBRE OS ATAQUES TERRORISTAS EM BRASÍLIA

Foto: Scarlett Rocha

O Sepe-RJ repudia os ataques de caráter terrorista e golpista feitos por apoiadores de Bolsonaro nesta segunda (12) em Brasília, após a diplomação do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. Defendemos investigação rigorosa, que aponte os culpados. (segue o fio)

É necessário ainda apurar a responsabilidade de órgãos e autoridades do governo na incitação e apoio a este tipo de manifestação. Chama atenção a total ausência de repressão, denotando conivência com os atos violentos, em contraste com o que costuma ocorrer em nossas greves.

Os ataques do dia 12, os bloqueios de estradas que perduram em alguns estados e os acampamentos em quartéis não são protestos legítimos. Defendem a instalação de uma ditadura militar no País e o fim da democracia. Por isso, são terminantemente proibidos pela Constituição.

Sabemos, historicamente, que os primeiros alvos de uma ditadura são os direitos dos mais pobres, dos trabalhadores, de negros e negras, mulheres e LGBTQIA+. O Sepe denuncia o golpismo e alerta profissionais de educação a ficar atentos e mobilizados em defesa da democracia.