destaque-home, Estadual, Municipal, Todas

Nota: Todo repúdio à fala do deputado Eduardo Bolsonaro

O Sepe RJ vem a público repudiar de forma veemente e cobrar das autoridades responsáveis a punição para o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) que, em discurso proferido em um evento pró armamentista no dia 9 de julho, atacou os profissionais de educação e incitou atos revanchistas contra a categoria ao dizer que os “professores doutrinadores” são piores do que traficantes de drogas. Em sua fala, proferida em cima de um carro de som, a poucos metros do Congresso, em Brasília, o deputado alertou os responsáveis para uma suposta doutrinação dos alunos nas escolas e os “riscos” que ela representa para as famílias.

 

No entender do sindicato, num cenário de volta ao ambiente democrático e do respeito às leis e à cidadania após quatro anos de autoritarismo do governo de Jair Bolsonaro, hoje inelegível por conta dos seus ataques à democracia, tais declarações não podem mais ser toleradas, nem confundidas com o direito à liberdade de expressão. Ainda mais, quando saem da boca de um parlamentar com mandato, que tem que respeitar as regras mínimas de convívio social e do decoro imposto pelo seu cargo.  

 

Num momento que as comunidades escolares vivem sobressaltadas com ameaças de ataques espalhadas por redes de internet, que doutrinam crianças e jovens com seus discursos de ódio contra minorias e que não aceitam as diferenças de gênero, raça ou religião, a calúnia do deputado contra os educadores expõe, mais uma vez, o ambiente escolar e a vida de profissionais sérios e comprometidos com uma educação de qualidade em perigo. Hoje, infelizmente, o Brasil repete os Estados Unidos com a banalização desse tipo de crime.

 

O Sepe já está se movimentando para responsabilizar o deputado Eduardo Bolsonaro pelo discurso contra a categoria. Para tanto, já entramos em contato com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) para mover uma ação judicial contra o deputado por atacar os professores e incitar as redes de ódio contra os profissionais das escolas.


Vídeo:

 

 

LEIA MAIS: