destaque-home, Municipal, Todas

Rede municipal de São Gonçalo realiza greve de 24 horas nesta quarta-feira (19)

Os profissionais da rede municipal de São Gonçalo estão realizando uma greve de 24 horas nesta quarta-feira, dia 19 de março. A categoria está reunida em assembleia geral desde as 9h, no Colégio Municipal Castelo Branco. Ontem, a direção do Sepe postou um vídeo nas redes para convocar os profissionais para a greve de hoje e para a assembleia geral que irá discutir os próximos passos da mobilização em torno das reivindicações da rede municipal, que são as seguintes: piso nacional do magistério e funcionário, 1/3 de sua carga horária para planejamento, chamada dos funcionários concursados, convocação de professores concursados e pagamento do 13º.

O Sepe São Gonçalo também criticou um vídeo postado pelo prefeito Capital Nelson (PL), convocando os pais e responsáveis para que eles denunciem a paralisação dos profissionais da educação municipal. Neste vídeo, o prefeito chegou ao cúmulo de afirmar que a greve é ilegal, mesmo sem qualquer decisão judicial a respeito do movimento da categoria.

Reportagem do Globo sobre a paralisação e a postagem da prefeitura

Hoje (19), o portal do Jornal O Globo publicou uma reportagem a respeito da paralisação dos profissionais e dos vídeos postados pelo prefeito e pelo Sepe São Gonçalo. A matéria do Globo chama a atenção para a fala do prefeito, enumerando uma série de ações, mas que não cita em momento algum as reivindicações da categoria.

O Globo também lembrou que, no segundo semestre de 2022, a Justiça determinou que o município cumprisse a implementação do 1/3 de sua carga horária para planejamento, o que ainda não ocorreu.

Veja a matéria completa publicada pelo portal do Jornal o Globo hoje pelo link abaixo:

https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2025/03/19/com-greve-na-educacao-prefeito-de-sao-goncalo-abre-crise-ao-pedir-que-pais-de-alunos-denunciem-professores.ghtml

 

Veja o vídeo da direção do Sepe São Gonçalo, em resposta à postagem do prefeito pedindo que os responsáveis denunciem a paralisação e afirmando inveridicamente a ilegalidade da greve sem qualquer decisão judicial a respeito:

https://encurtador.com.br/k4xQp

 

LEIA MAIS: