destaque-home, Todas

Regional 1 convida para Ciclo de Debates “Mulheres Educadoras, Cuidado e Democracia”

A Regional 1 do Sepe realiza, a partir do dia 02 de março, o Ciclo de Debates: “Mulheres Educadoras, Cuidado e Democracia, um espaço de diálogo político, escuta qualificada e formulação coletiva sobre os desafios e perspectivas das mulheres na educação e na reconstrução democrática do país”. O Ciclo de Debates reafirma o compromisso da Regional 1 com a construção de uma agenda política consistente, articulada e comprometida com a defesa da educação pública e dos direitos das mulheres.

O evento reunirá mulheres educadoras, dirigentes sindicais e lideranças partidárias a partir de  uma perspectiva de diálogo institucional, plural e propositivo, contribuindo para o acúmulo político e organizativo rumo ao 8 de Março.

Objetivo do ciclo

O ciclo tem como objetivo construir reflexões e propostas sobre os desafios do nosso tempo, articulando educação, cuidado, democracia, direitos das mulheres e enfrentamento às violências, a partir da realidade das trabalhadoras da educação e dos territórios.

A proposta é fortalecer a atuação das mulheres nos espaços institucionais, sindicais e sociais, promovendo a construção de pontes e de uma agenda comum, respeitando as diferenças políticas e ampliando a capacidade de formulação coletiva.

Os encontros ocorrerão de forma online, pela plataforma Zoom.

Ao final do ciclo, serão emitidos certificados com carga horária de 30 horas.

Temas e convidadas:

Mulher negra, escola e território: racismo estrutural, violência territorial e a escola como espaço de proteção e futuro:

Professora Sabrina Damasceno

Cuidado como ética:

Professora Priscila Carvalho (a confirmar)

Mulheres educadoras e o trabalho do cuidado: dupla jornada, desvalorização do cuidado como política pública e sindical:

Vereadora Thais Ferreira

Professora Vanessa

Fátima Silva – Presidenta da CNTE (a confirmar)

Saúde mental das trabalhadoras da educação: precarização, cuidado coletivo e políticas de proteção:

Berenice – Diretora de Mulheres da CNTE

Júlia Barbosa – Professora de História

Mulheres trans e lésbicas na educação: direito à permanência, enfrentamento à violência e ao apagamento, escola como espaço de dignidade:

Professora Rebeca (a confirmar)

Violência, assédio e feminicídio: violência institucional, assédio no trabalho e rede de proteção 24 horas:

Gegê Ferreira – Coordenadora do Somos Todas Professoras

Izabel Costa – Coordenadora Geral do SEPE-RJ

Ivonete Cruz – Diretora da CNTE

Abertura do ciclo

O primeiro encontro será realizado no dia 02/03, às 19h, com o tema:

Violência, assédio e feminicídio: violência institucional, assédio no trabalho e rede de proteção 24 horas.

As inscrições podem ser realizadas pelo formulário:

https://forms.gle/P8tvPCsmKPeCYSkq5⁠

 

 

LEIA MAIS: