destaque-home, Municipal, Todas

Sepe Caxias realiza protestos pela manhã (ativos) e à tarde (aposentados) nesta segunda-feira (dia 8)

Os profissionais da rede municipal de Duque de Caxias realizaram um ato na manhã desta segunda-feira (dia 8 de janeiro), na prefeitura. À tarde, a partir das 13h, será a vez dos aposentados realizarem uma manifestação na frente do IPMDC. Os protestos têm como objetivo obrigar a prefeitura a manter o calendário de pagamentos até o 5º dia útil e o fim dos desvios dos recursos do FUNDEB para pagar empresas terceirizadas que trabalham para a Educação Municipal. Também exigimos a volta do repasse ao Sepe da contribuição dos filiados e da data base 2024 para o reajuste dos salários dos educadores.

 

Hoje, dia 8 de janeiro, a prefeitura iniciou o pagamento da categoria, com o retorno da prática do escalonamento, pois ainda faltam profissionais para receberem o salário de dezembro. Um completo absurdo em pleno mês de descanso e ainda por cima sem o 1/3 de férias, que deveríamos receber agora.

 

Outro objetivo do protesto de hoje é a volta do repasse do desconto dos filiados para o Sepe Caxias. Com o corte do repasse efetuado pelo prefeito Washington Reis há alguns anos e a posterior decisão da Justiça que reverteu a medida, os profissionais de Educação,  precisam autorizar novo desconto da mensalidade sindical, forma encontrada pelo governo municipal para manter a pressão sobre o sindicato. Todo ano, em dezembro, para tentar quebrar com o Sepe, a prefeitura derruba as autorizações e a categoria precisa reautorizar para que o desconto possa ser efetuado.

 

LEIA MAIS: