destaque-home-fixo, Estadual, Todas
Sepe e movimento social realizaram ato público contra a aprovação automática em frente ao Palácio Guanabara
4 de dezembro de 2025
Diversas entidades do movimento sindical e social realizaram um ato público, na tarde desta quinta-feira (04/12), em frente ao Palácio Guanabara, em repúdio ao decreto e resolução do governo do estado do Rio que oficializaram a aprovação automática dos estudantes do ensino médio das escolas estaduais.
O ato foi convocado pelo Sepe, que reivindica a revogação da resolução da SEEDUC, que implementa a aprovação automática, além de liberar o uso de plataformas digitais nas escolas.
A direção do Sepe, acompanhada do presidente do Fórum Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), Waldeck Carneiro, protocolou o manifesto no Palácio, documento assinado por dezenas de entidades.
O Sepe irá discutir com as demais entidades a continuação da luta contra a aprovação automática.
Representantes de entidades sindicais de servidores discursaram destacando a luta contra a reforma administrativa que está tramitando na Câmara dos Deputados, em Brasília, e que também interessa de perto os profissionais de educação.
Sobre outra luta fundamental da categoria, no dia 12/12, o Supremo Tribunal Federal (STF) irá iniciar o julgamento virtual (apenas com a publicação dos votos dos ministros) do piso nacional do magistério. Em breve, o Sepe irá divulgar a orientação sobre a melhor forma de a categoria intervir nesse processo.
