Aposentados, destaque-home, Estadual, Todas

Sepe realizará Ceia da Indignação no Palácio Guanabara nesta terça (19/12)

O Sepe convoca os profissionais das rede estadual e municipais para a Ceia da Indignação, que será realizada no Palácio Guanabara, nesta terça, dia 19 de dezembro, às 14h. No protesto, a categoria vai deixar claro para o governador Cláudio Castro e os governos municipais a revolta contra a política de abonos e distribuição de sobras do FUNDEB, que não contemplam o conjunto dos profissionais e ainda exclui os aposentados.

No Rio de Janeiro, o governo do estado, além de não pagar o piso nacional, não valoriza a categoria. Um prova disto é que a rede do estado tem um dos piores salários do país. O anúncio da “distribuição” das sobras do FUNDEB (cerca de R$ 460 milhões) em forma de abono no final do ano é uma prova de que o governador Cláudio Castro não investe o que deveria na educação. Ele anunciou o pagamento de um abono com as sobras do Fundo, mas deixou de fora os aposentados da educação, fato que compromete a política de paridade e integralidade dos salários. 

Essa sobra comprova, por outro lado, que o governo do Estado não paga bons salários, pois se pagasse o piso nacional do magistério, não haveria tanto dinheiro sobrando e o Fundeb não seria usado para uma política de abono salarial e os aposentados seriam incluídos.

O Sepe produziu ainda um boletim especial aos aposentados, que pode ser baixado neste link.

LEIA MAIS: