Municipal, Sem categoria, Todas

Sepe São Gonçalo se reúne com o MP/Educação

No dia 07 de fevereiro, as diretoras do Sepe São Gonçalo Maria da SilVa e Michelle Alvarenga, a diretora do Sepe Central, Maria Beatriz, e a presidente do Cacs Fundeb /SG, Tânia Correia, se reuniram com a dr. Marcele Navega do Ministério Público da Educação e trataram também da questão das matrículas na rede estadual e da falta de professores. O Sepe denunciou que a SEEDUC não abriu matrícula de balcão, disponibilizando somente pela Internet, o que tem dificultado o acesso da população às escolas.

Também o processo de “enturmação”, que só abre turma após ter completado 40 alunos, é outro fator que diminuirá o número de turmas, mascarando a real demanda por vagas. Além disso, a falta de professores, agravada pela saída de mais de 1.700 professores em 2018 por conta do cruzamento de matrículas do TCE, vai dificultar mais ainda o pleno funcionamento das escolas em 2019.

Perdemos quase 7 mil professores em todo o estado de 2016 até hoje entre exonerações e aposentadorias. Só em São Gonçalo saíram ano passado 225 professores com o cruzamento de matrículas. Soma-se a isso a crônica falta de funcionários e temos um ano letivo bastante prejudicado. Essa situação vai se agravar com a quantidade de aposentadorias, pois completamos 25 anos do concurso de 1994 para a carga horária de 40 horas. Muitos professores já se encontram em processo de aposentadoria e sairão ao longo do ano.

Dia 19 haverá outra reunião no MP/Educação São Gonçalo, dessa vez com a presença da Metropolitana 2 para tratar do assunto.

É importante que todos os núcleos do Sepe em todo o estado façam o mapeamento da falta de professores e funcionários nas escolas estaduais e encaminhem a denúncia ao MP.

CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS JÁ!