destaque-home, Estadual, secretaria-aposentados, Todas

SEPE TEVE ATENDIMENTO NA VARA RESPONSÁVEL PELA AÇÃO NOVA ESCOLA – LEIA O INFORME

Nesta quinta-feira (06/10), a Coordenação geral do SEPERJ, junto com a Secretaria de Aposentadas e aposentados e a advogada do nosso Departamento Jurídico, dra. Elaine, estiveram em atendimento com a funcionária responsável pelo expediente da 8ª Vara de Fazenda do Tribunal de Justiça, sra. Mariana, vara executora do processo do Sepe referente ao pagamento do “Nova Escola” dos aposentados e aposentadas.


No expediente, a dra. Elaine informou os problemas no recebimento do pagamento em algumas contas, protocolando as informações para serem corrigidas. Em seguida, solicitamos um esclarecimento sobre os motivos pelos quais os pagamentos continuam sendo executados por grupos, considerando que o acordo previa uma tentativa de efetuar o maior número possível de pagamento por vez. Tendo em vista que o cartório experimentou, com êxito, uma forma de expedição direta utilizada pelo Banco do Brasil (BB), por meio de planilha própria, alimentada pelo cartório, com os dados bancários, entendemos não existirem motivos para não se tentar o maior número de execução de pagamento por vez.


A funcionária afirmou que estão fazendo por grupos de três por conta do processamento das devoluções que precisam ser alimentadas no sistema. Solicitamos que tentassem expedir o maior número de pagamentos e depois tratássemos das pendencias, caso a caso, o que ela ficou de levar até a juíza titular da 8ª Vara, para ser analisado. Voltamos a afirmar a necessidade imperiosa de que seja garantida a realização de transferências pelo aporte direto do maior número de mandados por vez.


Perguntamos o porquê de não continuarem os pagamentos. O cartório respondeu que aguarda a 2ª planilha, com os recálculos dos juros (visto ter mudado o mês) ser   enviada  para que o cartório envie ao BB.  Afirmamos que, recebida esta planilha pelo BB, a expectativa é que os valores comecem a entrar na conta das aposentadas e dos aposentados o mais rápido possível, para não termos que realizar novas planilhas com novos cálculos. Ainda lembramos de que já passou muito tempo desde a espera da homologação do acordo e que não prevíamos a expedição de pagamentos por grupos.


Demonstrando imenso desgaste com todo esse processo, a funcionária pediu que encerrássemos o atendimento. Avisamos que também vivemos a mesma pressão, no SEPE, pois há uma categoria que aguarda há muitos anos o pagamento de uma dívida histórica e que não estávamos ali para causar suscetibilidades.


O Sepe seguirá agendando atendimento com a 8ª Vara para saber da continuidade dos pagamentos – o que a própria a juíza, dra. Tufvesson, já havia acordado, ao informar que passaria ao sindicato os desdobramentos deste processo.


Portanto, aposentadas e aposentados signatários da ação do Sepe, continuem atentos para os pagamentos do processo Nova Escola “Aposentados” – uma importante vitória dos profissionais de educação – o Sepe é nossa força, é nossa voz!


DIREÇÃO COLEGIADA DO SEPE RJ