destaque-home, Estadual, Todas

Sepe teve nova audiência com a SEEDUC hoje (01/10) sobre pauta pedagógica

Direção do Sepe e representantes da base da categoria participaram da audiência com a SUBGEN da SEEDUC

A direção do Sepe teve uma nova audiência nesta quarta-feira (01) com a SEEDUC. A reunião foi iniciada com uma discussão da pauta pedagógica, focada na NOA e seus impactos nas escolas. A SEEDUC foi representada pela subsecretária de Gestão de Ensino, Joilza Rangel Abreu; pela superintendente de Avaliação e Acompanhamento do Desempenho Escolar, Rosana do Nascimento Mendes; e pelo coordenador de Gestão das Avaliações Educacionais, Elídio Fernandes Júnior. Além de integrantes da direção do sindicato, uma representação da base da categoria também participou da audiência.

No encontro, o Sepe apresentou o levantamento realizado através de questionário on-line onde professores apontaram que não houve discussão sobre a resolução e que estava havendo pressão para aprovação. A representação da SEEDUC apresentou suas justificativas e pontuou algumas modificações que já estavam em curso em relação ao PP. O debate focou na qualidade da educação e nas condições de trabalho dos profissionais. Apontamos que não há contradições entre melhorias de condições de trabalho e qualidade da educação para os estudantes. Nesse sentido, avançamos na pauta e ficou consignado:

. Até o final da semana que vem a SEEDUC publicará Comunicados Internos(CI) onde constará que:

. A progressão Parcial (PP) ficará a cargo da equipe técnica a partir de 2026,

. Haverá mudanças na enturmação dos alunos;

. As fichas de acompanhamento dos alunos não serão mais individuais e sim por turma e preenchidas coletivamente em pré COC ao final do segundo trimestre;

Além disso, a SEEDUC fará um comunicado para esclarecer que:

 . Não há previsão de otimização de turmas, turnos ou fechamento de escolas como resultado dos índices de aprovação ou frequência;

 . Não há orientação para lançamento de frequência para alunos infrequentes;

. Não há metas de percentual de aprovação;

. Não há orientação NENHUMA de aprovação automática;

. Não haverá sanções individuais quando a falta de estrutura comprometer a efetivação das estratégias pedagógicas.

A SEEDUC anunciou, ainda, que haverá atualizações na Resolução nº 6303.

Nova reunião será marcada para discutir Matriz Curricular, Diário on-line e segunda chance, com indicativo para depois do SAEB.

Solicitamos, ainda, informações sobre os estudos de impacto acerca da recomposição salarial e previsão de resposta da audiência com o governo. A SEEDUC reafirmou que dará a resposta no prazo acordado na última reunião.

LEIA MAIS: