destaque-home, Municipal, Todas

REUNIÃO DO GT PARA TRATAR DO 1/3 DE CARGA HORÁRIA NA REDE MUNICIPAL RJ: VEJA O QUE FOI DISCUTIDO

A direção do sindicato participou de uma reunião do GT para tratar do 1/3 de carga horária na SME RJ nesta quinta-feira (dia 2/6). Participaram do encontro, além de diretores do SEPE RJ, assessores dos gabinetes dos vereadores William Siri (PSOL) e Chico Alencar (PSOL) e os assessores do secretário Willmann Costa e Saulo Albuquerque, além da SUBEX da Coordenadoria Geral de Recursos Humanos (CGRH) da Secretaria, Cynthia Vallim. O Sepe e os assessores dos vereadores presentes expressaram preocupação com a garantia do horário de planejamento. A direção do sindicato também falou da questão do 1/3 de carga horaria para os professores de Educação Infantil, em especial quando se trata daqueles que trabalham nos Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI).

O sindicato indagou sobre a possiblidade de retorno dos Centros de Estudos Integrados como espaço para construção coletiva, o PPP de a integração da Unidade Escolar. Enfatizamos que o cumprimento do 1/3 dentro das unidades é a falta de infraestrutura adequada para realização desta atividade. Também enfatizamos que outras dinâmicas das unidades escolares fazem com que o professor não consiga ter a garantia da sua carga horária de planejamento. Também pedimos que haja uma discussão sobre o que é de fato “fala de estrutura das escolas”.

Willmann propôs a construção de diferentes modelos de cumprimento de carga horária de planejamento nas diferentes etapas e modalidades ofertadas pela Secretaria e todos os presentes corroboraram a sugestão. A próxima reunião foi marcada para o dia 28 de junho.

Veja pelo link abaixo a ata com o teor completo do que foi discutido nesta audiência:

https://seperj.org.br/wp-content/uploads/2022/06/Ata-de-reuniao-SEPE-GT-02-06-2022.pdf