destaque-home, Estadual, Todas

VETO AO PL 4642 SERÁ VOTADO QUINTA (24) NA ALERJ – NESTA QUARTA (23), GREVE DE 24H NO ESTADO E ATO NA SEEDUC ÀS 11H

Direção do Sepe e ativistas da educação, na Alerj, nesta terça (22), junto com os autores do PL 4642 (suspende o Novo Ensino Médio), deputados Waldeck e Serafini

Foi transferida para quinta (24), às 14h, a votação na ALERJ do veto ao PL 4642 que adia a implementação do Novo Ensino Médio (NEM) em todo o sistema de ensino do estado do Rio de Janeiro.

Continuamos a pressionar e debater com os deputados para que esse veto seja derrubado! O Sepe e os profissionais de educação seguem na luta! É importante cobrar de todos os deputados o voto favorável para derrubar o veto do governador ao PL que adia o NEM.

O ano letivo de 2022 começou de forma caótica na rede estadual de ensino e em várias redes municipais, com professores fora do quadro de horário, disciplinas sem ementas e grande evasão escolar. Um dos principais fatores deste cenário é a implementação do NEM, uma contrarreforma que torna precária as condições de trabalho dos profissionais de educação, pavimenta o caminho para a transferência de dinheiro público para a iniciativa privada e fere o direito universal e constitucional à educação ao aprofundar as desigualdades no acesso ao ensino.

Por isso, os profissionais querem que o PL 4642 seja aprovado em definitivo e o NEM adiado em nosso estado.

Nessa quarta-feira (23) o Sepe convoca os profissionais da rede estadual, regionais e núcleos do sindicato para realizarem greve de 24 horas, com ato público na SEEDUC, às 11h. Na manifestação, os profissionais irão pressionar o secretário estadual de Educação, Alexandre Valle, a atender as seguintes reivindicações constantes da pauta da categoria: reajuste já; 1/3 de planejamento; piso nacional do magistério para professores e piso regional para funcionários; contra o Novo Ensino Médio; pagamento do Nova Escola dos Aposentados.

Clique aqui para acessar os canais de comunicação com os deputados; envie mensagens reivindicando que o veto seja derrubado.

Clique aqui para saber mais sobre o NEM.