destaque-home, Todas
Acidente em cozinha de escola municipal na Zona Norte do Rio deixa funcionários gravemente feridos
12 de julho de 2024
Um grave acidente foi registrado na última quarta-feira (10), na cozinha da Escola Municipal Embaixador Barros Hurtado, no Bairro de Cordovil, na 4ª CRE, Zona Norte do Rio: uma panela de pressão explodiu e feriu gravemente uma cozinheira no rosto; e um cozinheiro sofreu queimaduras por todo o corpo. Eles foram levados para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. Segundo informações do Bom Dia Rio, da TV Globo desta sexta-feira (12), o funcionário que sofreu queimaduras já teria sido liberado do hospital, mas a funcionária continua internada em estado grave. A matéria da TV Globo foi feita em cima de informações repassadas pelo Sepe ontem (11) à noite.
Os dois funcionários feridos no acidente na EM Barros Hurtado, Priscilla Araújo Barbosa, de 32 anos, e Luiz Paulo Soares do Nascimento, de 51 anos, são terceirizados.
Há anos, o sindicato denuncia as más condições de trabalho nas cozinhas escolares das escolas da rede pública em todo o estado e sobre a carência de profissionais concursadas. A Secretaria Municipal de Educação (SME Rio), assim como a SEEDUC e outras secretarias municipais não fazem concurso para funcionários há anos.
Apesar de ter passado por reforma, a cozinha da escola é pequena e não oferece espaço de escape em casos de ocorrência de acidentes e tem equipamentos ultrapassados. A falta de espaço físico para o cumprimento das tarefas diárias, acaba expondo os trabalhadores ao perigo em casos de acidentes como esse.
Outras escolas da rede municipal RJ, redes municipais do interior e da rede estadual também apresentam a mesma falta de condições para o trabalho e a segurança dos funcionários das suas cozinhas. O Sepe vai continuar cobrando do prefeito Eduardo Paes, dos demais prefeitos dos municípios e do governador Cláudio Castro – já que as escolas do estado e de outras redes municipais também enfrentam os mesmos problemas – providências imediatas para garantir a segurança do trabalho nas cozinhas escolares.
O Sepe se solidariza com os dois funcionários, esperando que se recuperem o mais breve possível e informa, também, que está acompanhando o caso e que irá cobrar da SME e da empresa prestadora de serviços a completa assistência à saúde dos mesmos e o cumprimento de todas as obrigações trabalhistas, para que esses profissionais não fiquem desamparados.
Veja matéria do Bom Dia Rio da TV Globo sobre o acidente pelo link: