destaque-home, Todas
Crise da climatização: Aluno do Liceu Nilo Peçanha (Niterói) leva ventilador de casa para assistir aulas
20 de fevereiro de 2025

Arte publicada nas redes sociais do ENFOCO Notícias sobre falta de climatização nas salas do Liceu Nilo Peçanha, escola centenária e tradicional de Niterói
O site ENFOCO Notícias publicou uma postagem nas suas redes sobre um aluno do Liceu Nilo Peçanha, tradicional colégio da rede estadual situado no Centro de Niterói, que está levando um ventilador de casa para poder suportar as altas temperaturas nas salas de aula da unidade, que também sofre com a falta de climatização.
Segundo o ENFOCO, o fato aconteceu na última terça-feira (18) e é mais uma prova da situação catastrófica vivida por comunidades escolares em todo o estado que sofrem com as altas temperaturas provocadas pela onda de calor que, há dias, assola os municípios do Rio de Janeiro.
Ontem (19), pressionada pelas denúncias de integrantes das mais diversas escolas espalhadas por todo o estado, a SEEDUC admitiu que pelo menos 200 escolas da sua rede não tem sistemas de climatização. Por conta disso, o órgão divulgou uma resolução que permite às direções destas unidades a reduzirem suas cargas horárias.
O Sepe teve audiência ontem com a Secretaria e o superintendente de Gestão Administrativa, David Marinho, reconheceu o problema, mas disse que a climatização destas unidades só acontecerão num prazo de 90 dias. O sindicato disponibilizou um formulário online no seu site para receber denúncias de problemas com a climatização em escolas das redes estadual e municipais e já recebeu mais de 700 mensagens de profissionais, responsáveis e alunos denunciando a questão.
sofrendo com a onda de calor que atinge a cidade, já que não têm ar-condicionado dentro das salas de aula. Conforme denúncias recebidas pelo ENFOCO, um estudante levou o próprio ventilador de casa para tentar se refrescar na última terça-feira (18).
A situação ocorre em meio ao calorão que atinge a capital do Rio e as cidades da Região Metropolitana. Na última segunda-feira (17), inclusive, Niterói foi considerada a cidade mais quente do país, registrando 42,2°C.