destaque-home, Todas
Nota de falecimento: Antônio Cláudio de Andrade (Toinho) – professor da rede estadual e ex-diretor do Sepe (velório nesta sexta, 14h)
30 de outubro de 2025

Antônio Cláudio de Andrade. o Toinho
O Sepe RJ lamenta e comunica com pesar o falecimento do professor e ex-diretor do sindicato, Antônio Cláudio de Andrade. Toinho, como era mais conhecido pela militância, morreu hoje (30) pela manhã na sala de professores do Colégio Estadual Horácio de Macedo, unidade onde trabalhava, vítima de um mal súbito.
Acréscimo: o velório será nesta sexta (31/10), a partir de 14h, na Capela 02 do Memorial do Carmo (Rua Monsenhor Manuel Gomes 287, Caju); o sepultamento será às 15h30.
Integrante da direção do Sepe Central e de regionais do sindicato, ele sempre pautou sua vida profissional com a militância na defesa da educação pública e de qualidade, participando das principais mobilizações da categoria ao longo da década de 1990 até a presente data, sempre na frente dos nossos atos e passeatas, carregando a bandeira do Sepe e a boca pronta para soltar o grito “O Sepe somos nós, nossa força e nossa voz”!.
Ao companheiro que hoje termina sua jornada, apesar da dor provocada pela sua partida ficamos com a certeza de fazer justiça à sua luta com esta citação atribuída ao dramaturgo e poeta alemão Bertolt Brecht sobre a importância daqueles que dedicam sua vida a uma causa. Esta é a nossa forma de mantermos sua presença viva na memória e um tributo que lhe prestamos neste momento de pesar:
“Há os que lutam um dia, e são bons”
Há os que lutam um ano, e são melhores
Há os que lutam muitos anos, e são muito bons
Porém há os que lutam toda a vida. Esses são os imprescindíveis.”
O Sepe se coloca ao lado da família e dos amigos de Toinho neste momento de luto e de dor.

Toinho sempre marcou sua vida pela luta em defesa da educação pública e dos direitos dos trabalhadores. (segundo da direita para a esquerda)
Toinho, presente!
