destaque-home, Municipal, Todas

Nota de repúdio do Sepe Valença sobre fechamento de escolas e turmas na rede municipal

A prefeitura de Valença mantém a continuidade da linha neoliberal-autoritária de fechamento de unidades escolares sob a ultrapassada e falha justificativa de “gerenciar a rede”. O Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe/Valença) recebeu denúncias de responsáveis e profissionais da educação acerca do fechamento de escolas e turmas nas escolas municipais.

Essa decisão, que desrespeita o debate amplo com as comunidades escolares e os ritos legais (como a comunicação prévia ao Conselho Municipal de Educação), reforça a lógica que vem comprometendo a qualidade da educação na cidade nos últimos dez anos — período em que mais de 15 escolas foram fechadas.

Durante o recesso da categoria, o governo implementa medidas que afetam a saúde mental já fragilizada dos profissionais e atacam a democracia, excluindo a comunidade escolar do processo decisório.

O Sepe manifesta solidariedade às comunidades escolares afetadas, se coloca a disposição das mesmas, e reivindica que a Secretaria de Educação, sob a gestão de Renata Leite, atenda ao ofício enviado, agendando uma audiência formal para tratar desta e de outras questões urgentes.

Acompanhe a luta da educação municipal em Valença pelo link abaixo:
https://www.instagram.com/p/DEZ7rPHx4NH/?igsh=MThwNmE0YXE5emhnZQ==

LEIA MAIS: