destaque-home, Municipal, Todas

PROTESTO NA PREFEITURA NESTA TERÇA-FEIRA (DIA 31/1) CONTRA VETOS DE PAES QUE PREJUDICAM A EDUCAÇÃO ESPECIAL

O Sepe, representantes de movimentos sociais, pais e familiares de alunos da Educação Especial participaram do protesto realizado prefeitura RJ, no dia 31 de janeiro, contra o veto do prefeito Eduardo Paes ao artigo 22 da emenda à Lei Orçamentária Anual (LOAS). O veto atingiu diretamente a chamada Educação Especial na rede municipal RJ e incorreu sobre a emenda que propunha garantir o provimento de recursos para contratação de profissionais de apoio especializados (AAEE – Agentes de Apoio à Educação Especial) para os quadros da rede municipal.

 

Os manifestantes enfrentaram o forte calor da manhã de hoje e portando cartazes e faixas marcaram presença na porta da prefeitura para exigir de Eduardo Paes e do secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, a retirada dos vetos e a garantia de mais investimentos na Educação Especial. Muitos alunos também estavam presentes

 

Ao longo do ano de 2022, o Sepe e responsáveis por alunos PcDs participaram de audiências públicas e discutiram com os vereadores formas de garantia no PLOAs/2023 de mais investimentos para garantia de melhor atendimento aos alunos da Educação Especial.  

 

No protesto, que contou com a participação dos AAEEs, os manifestantes denunciaram o descaso com que a SME e a prefeitura tratam a educação dos alunos com deficiência na rede municipal. Sem novos concursos não será possível sanar a carência de pessoal para atuar nas salas de aula e salas de recursos e, assim diminuir o acúmulo de tarefas dos professores já tão sobrecarregados. Também não se empenham para solucionar de vez a situação do provimento e adequação de escolaridade dos AAEEs na rede de ensino municipal, valorizando aqueles que já fazem parte dos quadros da SME RJ.