destaque-home, Municipal, Todas
Rede municipal realizou assembleia no dia 12 de abril: veja principais deliberações
14 de abril de 2025
A rede municipal RJ realizou uma assembleia geral no dia 12 de abril, Club Municipal. Na plenária, a categoria, que se encontra em estado de greve, discutiu a pauta de reivindicações e deliberou uma série de atividades de mobilização, entre elas a campanha com o mote “fora Ferreirinha, vá com Paes – nenhum direito a menos nenhum minuto a mais” e a participação do sindicato com uma coluna de educadores no ato do dia 1º de maio. A próxima assembleia foi marcada para o dia 24 de maio e será realizada em formato presencial com local e horário a confirmar.
A assembleia decidiu também, entre outras deliberações, realizar uma grande campanha salarial e de valorização dos profissionais da rede: fazer representação ao MP a partir das denúncias coletadas sobre as condições das escolas (estrutura, climatização, violência e carência de profissionais) e solicitar audiência com o órgão; retomar o debate e as reuniões com o MUDSPM para construir a resistência dos servidores municipais; denunciar a prefeitura do Rio na Organização Internacional do Trabalho (OIT) por atividade antissindical e desrespeito ao direito de greve, tendo como foco a greve da Rede Municipal de 2024.
Veja mais alguns encaminhamentos deliberados: a direção do sindicato vai dar tratamento para os seguintes problemas dos profissionais de educação infantil: questão dos AAEE; falta de 1/3 de planejamento; violência no entorno e no local de trabalho, assédio moral por conta do décimo quarto salário e adoecimento, com encaminhamentos jurídicos em algumas dessas questões. O Sepe irá promover um debate sobre a PEC 169/19, que altera o artigo 37 da Constituição para permitir o acúmulo de cargo de professor com outro cargo de qualquer natureza. Outra medida a ser encaminhada é analisar a questão da Perícia, que não está operando mais pelas regras reconhecidas, mas por regras próprias.
Veja o calendário aprovado na assembleia do município:
24 e 25 de abril: Sugestão de data para realização de reuniões locais;
29 de abril: TV sepe com o Departamento Jurídico explicando as ações realizadas pelo Sepe, às 18h;
1º de maio: Participação e construção dos profissionais da rede municipal RJ no ato do 1º de maio – Dia do Trabalhador, com pauta pelo fim da escala 6X1. Local: Cinelândia;
(primeira semana de maio – indicativo): plenária dos agentes de educação infantil para discutir sobre a tabela vencimental com o Departamento Jurídico.
(primeira semana de maio) plenária com os agentes de apoio à educação especial com o Departamento Jurídico;
5 a 9 de maio: Semana de agitação na porta das escolas (ao menos 1 por Regional) para denunciar os ataques à Educação e seus responsáveis;
9 de maio: Protocolaço no CASS, para exigir explicações para os descontos de greve indevidos, às 14h
24 de maio: Assembleia geral da rede municipal RJ (formato presencial), em local e horário a confirmar.