Municipal, Todas

Rede municipal RJ fará protesto na prefeitura no dia 10/1 (sexta-feira) contra descontos de greve

O Sepe convoca os profissionais das escolas municipais do Rio de Janeiro para participarem do ato de protesto contra os descontos da greve da rede municipal de novembro/dezembro do ano passado. A manifestação será realizada na prefeitura (Centro Administrativo São Sebastião), a partir das 10h. Neste dia, a categoria irá denunciar a falta de democracia da prefeitura do Rio e da Secretaria Municipal de Educação que, desrespeitando o direito constitucional dos profissionais de fazerem greve, promoveram um desconto descabido nos salários de dezembro dos grevistas.

O desconto de greve é uma clara retaliação contra a nossa mobilização para barrar o pacote de maldades de Eduardo Paes e do secretário de Educação, Renan Ferreirinha, que atacou o estatuto dos servidores e tirou uma série dos nossos direitos conquistados depois de muita luta. Após a suspensão da greve, a categoria apresentou proposta de reposição dos conteúdos para o governo, que foi desconsiderada pela intransigência de Paes e Ferreirinha.

O prefeito e o secretário utilizam o desconto para tentar reprimir a mobilização da categoria, que suspendeu a paralisação por tempo indeterminado no início de dezembro, mas manteve o estado de greve. O Sepe já marcou uma assembleia geral para o dia 8 de fevereiro, na primeira semana do início do ano letivo (local e horário a confirmar) para debater estratégias de luta contra os projetos de Lei que incluem o pacote de maldades e que, agora, se tornaram Leis com a sanção do prefeito, após aprovação em ritmo acelerado pela Câmara de Vereadores.

Veja nota do Sepe sobre os descontos aos grevistas da rede municipal RJ no link abaixo:

https://seperj.org.br/nota-de-repudio-aos-descontos-salariais-de-profissionais-da-educacao-pela-greve-contra-o-plc-186/

 

 

LEIA MAIS: