destaque-home, Municipal, Todas

REDE MUNICIPAL RJ FARÁ GREVE DE 24H NESTA TERÇA (2/08), ASSEMBLEIA NA ESTÁCIO (9H) E ATO NA PREFEITURA

A rede municipal de educação do Rio de Janeiro se encontra em estado de greve por reajuste salarial e realiza greve de 24h nesta terça-feira, dia 2 de agosto, com assembleia às 9h, na quadra da Escola de Samba Estácio de Sá (Rua Salvador de Sá, 206, no Estácio). Logo após a assembleia, haverá passeata até a sede da prefeitura, na Cidade Nova, com ato no local.
O MUDSPMRJ também está convocando todas as demais categorias de servidores municipais para o ato dia 2 de agosto – o ato unificou! Vamos à luta pela recomposição salarial!
A rede está em campanha salarial. O último reajuste ocorreu em março de 2019, portanto, há mais de três anos. O Sepe-Dieese pesquisou os índices de perdas e os dados são estarrecedores e mostram como os salários dos profissionais da educação estão arrochados. Vejam: para que os salários em 1º de junho de 2022 retornassem ao mesmo poder de compra de 1º de março de 2019, o reajuste necessário sobre os salários de maio de 2022 seria de 30,15% (INPC/IBGE) e de 28,65% (IPCA-IBGE). Os dados ainda serão atualizados com a inflação de junho.
O Dieese também fixou como marco inicial para o acompanhamento dos salários o poder de compra que vigorava em 1º de março de 2019 e comparou a evolução dos salários com a evolução do INPC-IBGE e do IPCA-IBGE. No 1º quadro que publicamos nesta matéria, logo a seguir, observamos que no período de 1º de março de 2019 a 31 de maio de 2022 o INPC-IBGE e o IPCA-IBGE apresentaram uma variação de, respectivamente, 26,25% e 24,79%.


Considerando ainda o aumento do desconto previdenciário de 11% para 14% a partir de julho de 2021, o Dieese considera que houve uma perda nominal de 3% neste mesmo período. Assim, em 31 de maio de 2022, os salários manteriam apenas 76,83% do poder aquisitivo de 1º de março de 2019, segundo o INPC-IBGE (2º quadro).


Com isso, é importante a presença da categoria na assembleia do dia 2 de agosto, na quadra da Estácio. Atenção, a assembleia não será híbrida, será totalmente presencial. Contamos com a presença de todos e todas!
Além do reajuste salarial de 30,15%, a categoria está em luta por:
– Descongelamento dos Triênios;
– Implementação do 1/3 de planejamento extraclasse, com tratamento isonômico para toda a categoria;
– Reajuste do auxílio alimentação, congelado há 10 anos;
– Direito à migração de 40h;
– Respeito ao direito à origem para os funcionários e professores;
– Valorização dos profissionais da Educação Especial;
– Respeito à nossa carga horária (8 horas e não 9 horas, sem hora de almoço inserido nas 40h).