destaque-home, Estadual, Todas

Semana de luta contra o NEM começa nesta segunda-feira (dia 20/5)

De 20 a 24 de maio, os profissionais das escolas estaduais promoverão a Semana de Luta contra o Novo Ensino Médio (NEM). A realização das atividades nas unidades escolares pela  revogação do NEM, com debates sobre os impactos do NEM na formação dos estudantes e discussão sobre a desvalorização salarial e profissional dos educadores deve ser o objetivo central da semana de luta.

As atividades deverão ser realizadas dentro de cada turno, para possibilitar a participação do maior número possível de membros da comunidade escolar na discussão a respeito dos prejuízos causados com a retirada ou diminuição do tempo de disciplinas importantes para a inclusão de aulas como “Projeto de Vida”, “O que rola por aí”, “Na atividade”, entre outras que pouco contribuirão para melhorar o desempenho dos docentes nas provas do ENEM ou para sua formação acadêmica.

O Novo Ensino Médio terminou de ser implementado em 2024, debaixo de críticas de profissionais e alunos. As reclamações levaram o governo federal a reabrir o debate sobre o NEM que redundou no projeto de lei 5230/23 que tramita no Congresso com mudanças em pontos da reforma aprovada em 2017 pelo governo Temer.

Atualmente o PL se encontra no Congresso e lideranças ligadas ao governo federal já admitem que a sua aprovação pode atrasar e tem chances de ficar para junho — ou até mesmo para o segundo semestre.

Veja como organizar a sua escola para debater a importância da revogação do NEM:

– Pegue a cartilha em uma das sedes do Sepe. Vale também baixar e compartilhar a versão digital da cartilha.

– Organize o pessoal (profissionais, grêmio, etc.) para distribuir na hora da entrada do Ensino Médio. Vale também entregar para o pessoal do 9º ano.

– Onde for possível, organize uma atividade. Um debate, uma roda de conversa, um filme.

– Tire fotos, grave vídeos e publique marcando as redes do Sepe e do Coletivo Educartum

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LEIA MAIS: