destaque-home, Todas

Todo apoio à greve da educação dos colegas do Distrito Federal

O Sepe-RJ se solidariza com os profissionais de educação do Distrito Federal, em greve desde o dia 02 de junho, convocada pelo Sindicato dos Professores DF (Sinpro DF). A categoria vem enfrentando repressão do governador Ibaneis Rocha, que judicializou o movimento e buscou a Justiça mesmo antes de a greve começar.

Com isso, em uma história que a categoria aqui no Rio de Janeiro infelizmente conhece bem, o Tribunal de Justiça do DF decidiu por uma multa diária absurda contra o Sinpro DF. Ao sindicato, não restou alternativa a não ser entrar com uma Reclamação Constitucional no Supremo Tribunal Federal (STF), com pedido de liminar contra a decisão da Justiça.

Nesta sexta-feira (06), o ministro Flávio Dino do STF cassou a multa diária de R$ 1 milhão contra a greve dos professores das escolas públicas do Distrito Federal. Dino afirmou que “a imposição de penalidade nesse patamar configura violação ao entendimento firmado por esta Suprema Corte na ADI nº 5.941” (trecho retirado do site do Metrópoles) – leia a decisão do ministro Flavio Dino.

Os professores e professoras do Distrito Federal, tal como aqui no Estado do Rio, estão mobilizados contra o verdadeiro desprezo com que o governador trata a educação pública. Segundo o Sinpro DF, os “professores do DF já tiveram o piso salarial mais bem pago do Brasil, e, no atual governo, chegaram a ter vencimento-básico abaixo do piso nacional da educação”.

A tentativa por parte de governantes neoliberais de destruírem a educação pública tem que ser combatida. Não à toa o piso nacional do magistério está sob ataque e corre grave risco. Cabe aos educadores de todo o país resistirem e trazerem a sociedade para o conjunto da luta, em defesa de uma educação pública de qualidade, como manda a Constituição Nacional. Assim, quem descumpre a lei são esses governantes! Os sindicatos representativos dos educadores, como o Sinpro DF, apenas buscam, com a luta, manter o direito da população a ter um ensino de qualidade.

Por isso, o Sepe-RJ conclama os profissionais de educação de nosso Estado a apoiarem a greve dos colegas do Distrito Federal.

Todo apoio à greve da educação de Brasília!

Mais informações no site do Sinpro.

LEIA MAIS: