destaque-home, Todas

Nota do Sepe: Todo apoio ao povo palestino

Tendo em vista os recentes acontecimentos e o conflito na Faixa de Gaza que vêm canalizando as atenções de todo o mundo, com a morte de milhares de pessoas sob as bombas das forças armadas israelenses, o Sepe vem a público apresentar a condenação da entidade ao massacre que o estado de Israel vem promovendo contra o povo palestino.

 

Também expressamos nesta nota o nosso repúdio contra as atitudes antidemocráticas disseminadas em redes sociais bolsonaristas e de extrema direita, sob a forma de denúncias e ameaças contra profissionais de educação, estudantes e militantes que defendem a autodeterminação do povo palestino e condenam a pressão desigual exercida por um estado opressor na faixa de Gaza e demais áreas atacadas pelo exército israelense.

 

Por conta disto, o Sepe-RJ se soma ao amplo movimento unitário internacional pelo fim dos bombardeios do Estado de Israel contra Gaza e seu projeto de colonização e limpeza étnica da Palestina, além de solidarizar com o povo palestino e apoiar sua heroica resistência.

 

Para tanto, exigimos do governo Lula/Alckmin e do governo Claudio Castro a ruptura de relações econômicas, políticas, diplomáticas e culturais com o Estado de Israel. O Sepe repudia, em especial, as relações que envolvem a compra de aparato militar e de treinamento das forças repressivas para assassinar a juventude pobre e negra nas favelas do Rio sob o pretexto da “guerra às drogas”, assim como o Estado de Israel, apoiado pelos EUA e pela UE, usa o pretexto da “guerra ao terror” para justificar o massacre de populações dos países periféricos na África e no Oriente Médio.

 

O sindicato se soma às ações convocadas pelo Comitê de Apoio ao Povo Palestino do Rio de Janeiro e demais organizações políticas e movimentos sociais, a exemplo dos atos realizados nos dias 10/10 e 19/10, estendendo a convocação de próximas ações ao conjunto da categoria dos profissionais de educação para que participem do próximo ato em defesa da população palestina, que será realizado no dia 9/11, no Centro do Rio, com concentração às 17h, na Candelária.

 

O Sepe se solidariza com os movimentos, figuras públicas e parlamentares que estão sendo atacados hoje no Brasil por defender o povo palestino, além de repudiar as prisões de manifestantes e criminalização dos protestos em outros lugares do mundo, como nos EUA e França.

 

Direção do Sepe RJ

LEIA MAIS: