Recepção: (21) 2195-0450. Agendar atendimento no Jurídico: (21) 2195-0457 / 0458 (11h às 16h).

O governador do Estado Claudio Castro publicou decreto nesta quinta-feira (11) autorizando a Seeduc contratar 4.293 professores temporários para a rede estadual.

A contratação desses professores veio a partir da aprovação pela Alerj da famigerada lei 10.363/2024, que permite à SEEDUC contratar até 15 mil professores por contrato temporário, o que corresponde a 30% dos efetivos que trabalham nas escolas estaduais atualmente.

Essa lei é um ataque ao serviço público, ajuda a sucatear ainda mais as escolas e atinge em cheio a instituição do concurso público. Para o Sepe, cuja luta histórica em defesa do concurso público para contratação de profissionais data da fundação da entidade, o concurso é necessário não só pela estabilidade necessária à categoria, como pelos vínculos criados com a comunidade escolar ao longo do tempo de trabalho dos profissionais. Lembramos, também, que a contratação ameaça o próprio sistema de previdência dos servidores públicos estaduais.

Chamamos, ainda, a atenção para a existência de um banco de concursados aprovados, que aguardam há anos a convocação da SEEDUC para trabalhar nas escolas e são postos de lado com essa contratação temporária massiva.

O sistema de contratações temporárias não garante a permanência do profissional na rede e os baixos salários e as precárias condições de trabalho acabam facilitando a saída para outras redes ou mesmo para o exercício de outras atividades mais atrativas no mercado de trabalho.

Assim, no nosso entendimento, as contratações não resolvem o crônico problema da carência de profissionais nas escolas estaduais e, realizadas em ano eleitoral, apresentam um perigo das indicações de cunho político-eleitoreiro para a admissão de profissionais para trabalhar nas unidades escolares.

O Sepe já ajuizou ação direta de inconstitucionalidade contra a Lei 10.363.

0

O Sepe Campos convoca os profissionais da rede municipal para a assembleia geral, que será realizada no dia 16 de julho (terça-feira), às 17h, no Sindicato dos Bancários e que terá como pauta os concursos de 2012 e 2014.
Os últimos concursos para a Educação no município de Campos dos Goytacazes foram realizados, respectivamente, em 2012 e 2014, para professores e profissionais administrativos. De lá para cá, as vagas que deveriam ser destinadas aos concursos têm sido preenchidas por sucessivos contratos temporários precários através de Processos Seletivos e RPA. Ainda assim, a carência é grande afetando drasticamente a qualidade da educação oferecida aos filhos dos trabalhadores.

Não há impedimento legal para que o Prefeito Wladimir Garotinho convoque os concursados de 2012 e 2014 para suprir as carências.

Os concursados aprovados nos concursos de 2012 e 2014, sentido -se preteridos em relação à contratação dos temporários, recorreram ao Sepe Campos para juntos lutar pela convocação.

0

O Jornal O Globo publicou matéria hoje a respeito da nomeação do farmacêutico Bruno Vinícius da Silva Oliveira para o cargo de secretário municipal de Educação de Belford Roxo. Oliveira é primo em quarto grau de Dênis de Souza Macedo e assumirá o lugado do acusado. O ex-secretário foi exonerado após ser preso, no dia 9 de julho, em operação da Polícia Federal com o Ministério Público Federal, sob suspeita de desvio de verbas da merenda escolar da rede municipal. O novo secretário é primo de quarto grau de seu antecessor, segundo a reportagem.

Ouvida pelo jornal, a prefeitura alegou que o cargo é de livre nomeação do Executivo municipal e que avalia o currículo do indicado. O Sepe lamenta que o prefeito Vaguinho (Republicanos) coloque na secretaria uma pessoa que não tenha ligação com a Educação, irmão do vereador Matheus Ricardo da Silva Oliveira, o “Matheus Igual a Você”, aliado do prefeito e pertencente ao mesmo partido. Com a nomeação, Vaguinho dá uma prova clara de descompromisso com a educação municipal, ao privilegiar interesses político-partidários na nomeação do novo secretário municipal de Educação.

Na operação que resultou na prisão do ex-secretário, as autoridades apreenderam cerca de R$ 6,1 milhões de reais em espécie em casas de outros envolvidos nas fraudes contra o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), destinado a garantir merenda escolar para os milhares de alunos das escolas municipais de Belford Roxo.
0

O Sepe Magé Guapimirim convoca os profissionais da rede municipal de educação de Guapimirim para a assembleia unificada onlinecom o conjunto do funcionalismo municipal, organizada pelo Núcleo Magé-Guapimirim/SEPE-RJ e Sindicato dos Servidores Municipais de Guapimirim (SindGuapi). O tema será o Piso Nacional e o evento será online.
 
Data: 16/07, terça-feira
Horário: 19h
Modalidade: Online (O link de inscrição será divulgado próximo à data do evento)
 
Acompanhe mais informações pelo perfil do SEPE:
 
Instagram: sepe.mageguapimrim
Facebook: sepemageguapioficial
0