Recepção: (21) 2195-0450. Agendar atendimento no Jurídico: (21) 2195-0457 / 0458 (11h às 16h).

O Departamento Jurídico do Sepe convoca os servidores listados no arquivo anexado nesta matéria, que fizeram o recadastramento para o Processo Nova Escola Ativo 2002, no ano passado (online ou presencial), para entrarem em contato urgente com o setor do “Nova Escola” do sindicato. Os servidores em questão estão com pendências na documentação e precisam resolver a situação.

ACESSE AQUI O PDF COM A LISTAGEM: lista nominal servidores

O servidor citado na lista pode ligar para o número (21) 2195-0456 (das 10h às 17h30) ou comparecer na sede do sindicato (Rua Evaristo da Veiga, nº 55/7º andar, e procurar o setor “Nova Escola”.

O prazo para entrar em contato com o Sepe e resolver as pendências foi prorrogado até esta sexta-feira, dia 26 de junho.

Apenas os mencionados na listagem que consta no PDF anexado devem entrar em contato nesse momento.

0

O Sepe convida os profissionais de educação, estudantes e pesquisadores para uma mesa redonda sobre gerencialismo, gestão e experimentos empresariais na educação. O evento será realizado no próximo dia 26 de junho, às 16h, no auditório do Sepe (Rua Evaristo da Veiga 55 – 7º  andar).

Participarão da mesa do evento os seguintes especialistas:

Fernando Cássio — Professor da USP e autor de Pedagogia da incompetência: Negacionismo, evidências e experimentos empresariais na educação pública

Jonatan Martins — Professor da UFRJ

Marta Moraes – Representante do SEPE-RJ no GT do ensino médio do FEERJ

Atividade é aberta ao público aberta e gratuita e haverá certificado de participação.

 

 

0

O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (SEPE-RJ), no uso de suas atribuições estatutárias e nos termos da legislação em vigor, convoca seus filiados em dia com suas obrigações sindicais para participarem da Assembleia Geral Estatutária, a ser realizada no dia 27 de junho de 2026, às 10h, no Salão Nobre do Club Municipal, situado na Rua Haddock Lobo, nº 395, Tijuca, Rio de Janeiro/RJ. A assembleia terá como itens de pauta: discussão e deliberação acerca das regras para a criação de uma Comissão de Ética do sindicato; discussão e deliberação sobre aquisição de imóveis para o Sepe. O direito a voto será exclusivo aos profissionais de educação filiados ao sindicato, que deverão comprovar tal condição mediante apresentação de contracheque recente e documento oficial de identidade com foto.

SINDICATO ESTADUAL DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO (SEPE-RJ)

Leia o edital publicado dia 20/06/2026 (edital com o acréscimo do item da discussão da compra de imóveis pelo Sepe);

Leia primeiro edital publicado dia 03/06/2026.

0

Profissionais da educação lotados na Casa Creche Valdemira, localizada no município de Saquarema, realizaram assembleia no dia 15 de junho para defender a escolha democrática da nova direção da unidade e cobrar a abertura de sindicância para apurar denúncias contra a gestora afastada. A mobilização teve o apoio do Núcleo do Sepe Costa Litorânea, que recebeu graves denúncias sobre casos de assédio moral, extorsão e devoluções arbitrárias de servidores naquela unidade escolar.

O núcleo do Sepe encaminhou as denúncias ao Ministério Público (MPRJ) que, por sua vez, já está investigando, tanto administrativa, como criminalmente, a situação. O MPRJ também requisitou esclarecimentos à prefeitura de Saquarema, à SME, à Ouvidoria e ao Conselho Municipal de Educação.

O Jurídico do sindicato protocolou pedido de sindicância e de afastamento da gestora – o que foi efetivado na semana passada, em uma vitória da mobilização da categoria.

Na assembleia, os trabalhadores aprovaram por unanimidade a indicação de uma professora da própria creche para assumir a direção da unidade. A decisão foi registrada em ata e encaminhada à SME e ao MPRJ. Os profissionais de educação da creche defendem que a futura gestão seja pautada pela participação, transparência e diálogo, além de reiterar a reivindicação pela abertura imediata de sindicância para apuração dos fatos denunciados.

Todo apoio à luta Casa Creche Valdemira, em Saquarema!

Mais informações no Facebook do Sepe Costa Litorânea.

0

O Sepe reproduz e apoia a nota da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), à qual o sindicato é filiado, em solidariedade aos professores de Olinda e com o seu sindicato representativo da categoria, o SINPMOL, em defesa do diálogo e valorização profissional – segue a nota:

A educação pública é o pilar fundamental para o desenvolvimento de qualquer sociedade justa e democrática. Por essa razão, manifestamos total apoio e solidariedade à legítima greve dos educadores e das educadoras do município de Olinda, representados/as pelo Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Olinda (SINPMOL), em paralisação desde o último dia 05 de junho.

A greve é o último recurso de uma categoria que, exaurida pela falta de respostas, busca assegurar condições dignas de trabalho e a garantia de direitos que impactam diretamente a qualidade do ensino oferecido às nossas crianças e jovens. Entre as principais demandas da categoria, destacam-se o cumprimento do Piso Salarial Nacional e a garantia da atualização e valorização real dos vencimentos dos/as docentes. Além disso, a melhoria das condições estruturais de trabalho exige reformas e manutenção das unidades escolares, garantindo ambientes seguros e salubres para os/as estudantes bem como também para os/as seus/uas profissionais. Por outro lado, a reestruturação da carreira exige avanços no plano de cargos e nos vencimentos, que valorizem o tempo de serviço e a qualificação dos/as educadores/as.

Causa profunda estranheza e indignação o fato de que, passados dez dias do início do movimento, a Prefeitura Municipal de Olinda não tenha se dignificado a sequer abrir uma Mesa de Negociação com o sindicato. A recusa em receber os/as representantes dos/as trabalhadores/as é uma postura que flerta com o autoritarismo e desrespeita não apenas os/as servidores, mas toda a comunidade escolar. O percentual de 2,7% oferecido pelo Governo é uma afronta que sequer cobre as perdas inflacionárias do último período.

O que se espera de uma boa gestão pública, pautada nos princípios democráticos, é a prática intransigente do diálogo social. Governar exige a capacidade de ouvir, negociar e buscar consensos, especialmente diante de impasses que afetam serviços essenciais. Ignorar as tentativas de interlocução do SINPMOL não fará o problema desaparecer; pelo contrário, prolonga o sofrimento das famílias olindenses que dependem da rede municipal.

Conclamamos a Prefeitura Municipal de Olinda a rever sua postura de isolamento e a instituir, de forma imediata, um canal efetivo de negociação. A solução para a greve e o retorno seguro às salas de aula dependem, única e exclusivamente, da disposição do governo municipal em sentar-se à mesa e tratar os educadores com o respeito e a dignidade que eles merecem.

Em defesa da escola pública, gratuita e de qualidade! Pela imediata abertura de negociações em Olinda! Pelo respeito e valorização profissional do conjunto dos professores e professoras da cidade de Olinda!

Brasília, 15 de junho de 2026

Direção Executiva da CNTE

0

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Ricardo Couto de Castro, assinou o Decreto nº 50.335, de 15 de junho de 2026 e publicado no Diário Oficial dia 16/06, que institui o Sistema Correcional Integrado (SISCORI-RJ). A plataforma tem como objetivo padronizar e gerenciar procedimentos correcionais nas Corregedorias dos órgãos da administração pública direta e indireta, como a SEEDUC.

A publicação deste decreto é uma vitória do Sepe e dos servidores públicos em geral. Ressalte-se que a reformulação da Corregedoria foi reivindicada diretamente pelo sindicato em audiência com a própria secretária de Estado de Educação. Embora a estrutura atual ainda esteja distante do modelo defendido pela categoria, a mudança contida no decreto representa um avanço importante, já que torna os atos administrativos mais acessíveis e transparentes.

Nosso sindicato está na linha de frente – na mídia e em todos os fóruns públicos disponíveis – em defesa da desmilitarização das Corregedorias dos órgãos do Poder Executivo, especialmente na SEEDUC; sempre repudiamos a presença de militares em cargos da Corregedoria da SEEDUC. Tal presença sinaliza um ataque à democracia nas escolas, fortalecendo as redes de ódio, no intuito de perseguir educadores politicamente. Em nosso entendimento, servidores estranhos à área da educação não possuem a formação, a experiência e o treinamento necessários para entender os desafios e as nuances do ambiente educacional.

Ressaltamos, também, que a luta do Sepe junto ao governo para que sejam revistos os processos abertos na Corregedoria da SEEDUC na gestão anterior contra profissionais de educação, com evidente perfil de perseguição política. O sindicato defende a reavaliação dessas medidas e trata essa pauta como uma reivindicação prioritária nas negociações com a Secretaria.

0

A Secretaria de Gênero e Defesa dos Direitos LGBTQIAPN+, do Sepe vai selecionar  propostas artístico-culturais destinadas à criação de um mural artivista do mês do orgulho LGBTQIAPN+. Para tanto, a Secretaria está selecionando, através do edital 002/2026, as propostas de educadores(as) filiado(as) – concursados(as) ou contratados(as) das redes públicas ou privadas de ensino, além de profissionais da educação fora de rede, desde que estejam em dia com a contribuição sindical do Sepe.

O objetivo do Sepe é a escolha de um projeto de confecção de um mural artivista com menção ao Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ diretamente associado às pautas do movimento em defesa da diversidade sexual e de identidade de gênero no Brasil. Queremos valorizar projetos que dialoguem com as pautas do movimento e com o enfrentamento à violência de gênero em nosso país.

As inscrições serão realizadas entre os dias 15 e 30 de junho de 2026.

O projeto vencedor receberá subsídio para a execução do mural, que será instalado em local a ser definido pelo sindicato.

Todas as etapas do processo seletivo e os resultados serão divulgados no site e nas redes sociais oficiais do Sepe.

Veja todos os detalhes sobre a seleção do mural artivista do mês do orgulho LGBTQIAPN+, com detalhes sobre os projetos, premiação e demais informações, além da ficha de cadastramento e inscrição pelo link do PDF do edital de convocação abaixo:
https://seperj.org.br/wp-content/uploads/2026/06/Edital-Mural-Artivista-Mes-do-Orgulho-LGBTQIAPN-Sepe-RJ_051555.pdf

0

Reportagem do jornalista Rubem Berta, no Jornal online Ururau, traz à tona ligações da prefeitura do Rio desde 2023 com o liquidado Banco Master. Segundo a matéria, o ex-prefeito e atual pré-candidato a governador Eduardo Paes pelo PSD, Eduardo Paes, foi o responsável pela assinatura de um decreto, em 16 de janeiro daquele ano, que disponibilizou aos servidores municipais a contratação de dois produtos do banco, entre outras instituições. Como sabemos, o Master foi liquidado em outubro do ano passado pelo Banco Central e seu dono, Daniel Vorcaro, se encontra preso por envolvimento num dos maiores escândalos financeiros da história do Brasil.

Segundo o repórter, o decreto de 2023 assinado por Paes abriu caminho para a oferta ao funcionalismo municipal de dois dos produtos mais lucrativos do Master: o cartão de crédito consignado e o cartão consignado de benefício. Para isso, o decreto retirou uma fatia de 10% de uma margem consignável total de 55%, estabelecida em lei no ano de 2021, para ser usada especificamente em cartões de consignado, como os do Banco Master.

Com o decreto, explica Berta, o servidor passou a poder usar no máximo 45% do salário para aderir à modalidade tradicional de consignado, que possui juros mais baixos e maior previsibilidade. Os 10% restantes ficaram de fora para acomodar o apetite do Master e outros tubarões do mercado financeiro especializados em sugar o parco salário dos trabalhadores municipais.

Por outro lado, os cartões de consignado – que ficaram com uma fatia mínima de 5% cada um pela norma publicada por Paes – têm sido alvo de constantes reclamações e ações judiciais em diversos Estados por conta de cobranças abusivas que levam ao superendividamento de servidores.

MASTER FOI UM DOS PRIMEIROS A ASSINAR CONTRATO

A reportagem aponta que o Master foi uma das duas primeiras instituições que assinaram um contrato com a prefeitura para oferecer os cartões após o decreto de Paes. Isso ocorreu em 25 de janeiro de 2023, menos de dez dias depois que a nova norma começou a valer. Na mesma data, a Comprev Sociedade de Crédito também foi autorizada a oferecer o serviço.

Segundo o Ururau, o Master lançou à época uma forte campanha de marketing junto aos servidores, principalmente para a aquisição do Credcesta, o cartão de benefícios que era operado pelo banco. Os dois cartões cobravam, pelo menos o dobro dos juros do que o faziam bancos tradicionais com o consignado.

Perguntado pelo repórter sobre a situação, a prefeitura respondeu que “só 4% dos consignados são do Master”; ressalta também “que o crédito consignado é uma modalidade financeira de livre escolha de cada servidor, sem alocação de dinheiro público”.

A reportagem denuncia que os servidores se encontram temerosos e confusos com a situação, e vem ilustrada com contracheques de servidores com as cobranças em nome do Master. Como afirma Berta: “ao contrário de um consignado tradicional, em que aparece o número da parcela paga e o total que precisa ser quitado, só fica a numeração 1/1”.

O Credcesta era um dos produtos mais atrativos do Master, tendo chamado a atenção de gigantes do mercado financeiro – o ativo nem pertence mais ao Master, mas ao Banco Pleno, que também foi liquidado em fevereiro deste ano; uma instituição que teve como controlador Augusto Lima, ex-sócio de Vorcaro, que também foi alvo da Polícia Federal.

A reportagem lembra ainda que o ex-governador Claudio Castro (PL) favoreceu o Credcesta ao ampliar sua margem consignável para 20% e garantir exclusividade ao produto por quatro anos no estado do Rio de Janeiro.

Para o Sepe, o lucro de bancos advindo da exploração de milhares de servidores cariocas que se encontram em situação econômica desesperadora, muito por conta do arrocho salarial que vêm sofrendo, não pode ser considerada uma operação financeira “normal”. Por isso, a entidade informa que continuará acompanhando atentamente os desdobramentos do caso e cobrando esclarecimentos das autoridades responsáveis.

A reportagem pode ser lida aqui.

0

O Diário Oficial do Estado publicou no dia 12 de junho (sexta-feira) a convocação de mais 2,2 mil professores considerados aptos no processo para migração de 30 horas na rede estadual. Com esta nova chamada, o total de professores convocados para mudança de carga horária de 18 para 30 horas já ultrapassa a marca de 4,5 mil docentes contemplando uma antiga reivindicação da categoria.

Em audiência com o Sepe, dia 10 de junho, a superintendente de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), Mônica Longobardo, afirmou que o órgão tem previsão de abrir novo processo para migração, com 1.838 vagas, sendo que 500 delas seriam destinadas aos professores DOC II. A migração destes docentes é um dos itens da pauta que está sendo negociada com o governo do estado, depois da abertura de negociações durante o mês de maio, quando foram realizadas duas audiências com o governador, com participação do secretariado.

A superintendente de Gestão de Pessoas explicou que o novo processo terá um impacto anual estimado em R$ 129,3 milhões e que o impacto específico da migração dos DOC II será encaminhado separadamente para discussão como governador em exercício, Ricardo Couto.  

Segundo informações da SEEDUC, até o momento, dos mais de 4,5 mil convocados (2,2 mil na última sexta-feira, dia 12/6), 2.144 professores já concluíram o processo de migração e passaram a atuar com carga horária de 30 horas semanais na rede estadual.

A Secretaria explica ainda que o processo não implica prejuízo à progressão na carreira. Os professores mantêm o nível e a referência em que se encontravam antes da migração, conforme prevê o Plano de Carreira do Magistério.

Os rendimentos desses profissionais serão atualizados de acordo com a tabela de vencimentos do Professor Docente I – 30 horas, assim que a folha de pagamento processar a alteração da jornada. A mudança de regime também poderá refletir, conforme cada caso, em benefícios incorporados à aposentadoria.

0

No sábado, 13 de junho, o Sepe promoveu uma plenária conjunta dos coletivos de funcionários administrativos, da Capital e Estadual, no auditório do Sindsaúde, na Cinelândia. A reunião contou com representantes de coletivos de todas as regiões do estado, que em seguida participaram de um ato público nas escadarias da Câmara Municipal em defesa do piso nacional dos funcionários administrativos. Em seguida, utilizando a camisa produzida pelo Sepe em defesa da aprovação do piso, com as cores da seleção brasileira, os funcionários gravaram cenas para um vídeo da campanha.



A reunião ocorreu na parte da manhã, mesmo em dia de partida do Brasil – 19h, com Marrocos. A Secretaria de Funcionários do Sepe decidiu mantê-la em função do cancelamento da reunião de maio, evitando um intervalo muito grande entre as reuniões dos coletivos.

O debate iniciou com informes, como sobre o avanço da privatização e a situação das merendeiras na rede municipal do Rio de Janeiro; o andamento no Senado do PL 2531 (piso nacional); o ato promovido pelos funcionários ex-FAEP no dia 02 de junho, no qual foram recebidos pelo governador em exercício; a luta da Educação Infantil pelo enquadramento nas redes municipais, entre outros.

Ao final, a reunião aprovou resoluções importantes, como a campanha pelo piso nacional dos funcionários administrativos; medidas para garantir a insalubridade às merendeiras da rede municipal carioca (adicional já pago aos terceirizados); abertura de diálogo com o TCE-RJ buscando expor a importância das merendeiras e cozinheiras e demais funcionários administrativos para a educação e o desempenho da escola; a defesa da redução da jornada para 30 horas; medidas para apoiar a luta e a visibilidade da Educação Inclusiva e dos AAEEs, com uma TV Sepe, entre outras resoluções.

A próxima reunião dos coletivos será em julho, em data a ser divulgada, e deverá tratar do calendário do segundo semestre e debater o encontro estadual dos funcionários.

Confira a galeria de fotos da plenária

SOLIDARIEDADE
Um momento importante da plenária foi a homenagem ao companheiro Roberto de Paula, funcionário da rede municipal de Cabo Frio e militante histórico do Sepe e do Coletivo de Funcionários, que atravessa problemas de saúde, tendo sido submetido a uma cirurgia de urgência. O informe da situação de Roberto foi feito pela sua esposa, Creuza, da secretaria de Aposentadas do Núcleo de Barra do Piraí. Bastante emocionada, ela relatou o tratamento, falou da cirurgia de urgência e das campanhas financeiras que estão sendo realizadas para ajudar a pagar os altos custos do tratamento.

Ao final, todos os integrantes da reunião leram uma carta e gravaram um vídeo coletivo, com mensagens de apoio ao companheiro.

Doações podem ser feitas diretamente através do PIX: 24998451585 (Banco Inter / Sandra Maria de Melo Bertagnoni) e também pela rifa promovida pelo Sepe Lagos (R$ 20,00), disponível em sepelagos.org.br/rifa


CONFIRA A HOMENAGEM FEITA NA PLENÁRIA

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por SEPE-RJ (@sepe_rj)

0