destaque-home, Estadual, Todas

ANIMADORES CULTURAIS COMEMORAM 40 ANOS DE EXISTÊNCIA NA REDE ESTADUAL

ALERJ celebrou os 40 anos da Animação Cultural na rede estadual de educação

A Subdiretoria-Geral de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) realizou nesta terça-feira (25/10) um dia de celebração aos 40 anos da animação cultural no Rio de Janeiro e ao centenário do sociólogo, antropólogo e professor Darcy Ribeiro, responsável pela criação da categoria: Animador Cultural.

Sob o tema “Animação Cultural – 40 anos: o sonho vai continuar”, o evento foi realizado no Plenário da ALERJ. Pela manhã, ocorreu uma mesa de debate sobre a questão “Os Rumos da Animação Cultural no Rio de Janeiro – O sonho vai continuar”, com a presença, na mesa, da animadora e ex-diretora do Sepe, Mirna Maia Freire, que falou em nome da categoria; e da coordenadora geral do Sepe, Samantha Guedes. Também presente o ex-diretor do Sepe, Alcebíades Teixeira, o Bid, e Florinda Lombardi, ex-diretores do sindicato, homenageados por terem contribuído na luta.

Em seguida, foi aberta a exposição em homenagem ao segmento, com peças de autoria de animadores culturais e de alunos das escolas do Estado do Rio de Janeiro. A exposição estará aberta no Palácio Tiradentes até o dia 18 de novembro.

Presentes, os deputados Eleomar, Flávio Serafim, Waldek e Renata Souza, além da professora Renata Gesominio do departamento de Artes da Uerj, e a professora Marília Cruz, que implementou os CIEP.

Já na parte da tarde, ocorreu uma manifestação na escadaria principal do Palácio Tiradentes, além de rodas de leitura, performances poéticas, apresentações cênicas e musicais com a participação de animadores culturais.

O Sepe esteve presente na celebração e está na luta pela regularização da profissão

Apesar da comemoração, a situação da animação cultural em nosso estado é dramática, já que a categoria está em luta há anos pela regulamentação do cargo no estado. Em agosto, o plenário da ALERJ aprovou o projeto de lei nº 6350/22 que incluiu a animação cultural no Plano Estadual de Ensino da SEEDUC, visando regular a profissão. O PL, na ALERJ, foi aprovado por unanimidade. Mas o governador Claudio Castro vetou o projeto. A luta do Sepe e dos animadores é a derrubada do veto ainda na atual legislatura.

*Trechos da matéria sobre a exposição retirados do site da ALERJ