destaque-home, Municipal, Todas

Denúncia: Creches no município do Rio deixam de fora 13 mil crianças

O RJ TV da Rede Globo fez uma reportagem ontem (dia 28), denunciando o grande número de crianças (13 mil) que estão na fila de espera por causa da falta de vagas nas creches do município do Rio de Janeiro. Segundo a vereadora Luciana Boiteux (PSOL), ouvida pela reportagem, apesar do município ter anunciado novas vagas outras unidades públicas fecharam vagas de berçário e maternal. De 2022 para 2023, a rede municipal apresentou um déficit de cinco mil vagas, com 264 turmas fechadas. A vereadora solicitou dados da Defensoria Pública, que mostraram uma fila de 17 mil crianças no ano de 2022.

Ouvido pela Globo, o secretário Renan Ferreirinha admitiu que a fila atual se encontra na casa de 13 mil crianças esperando por vagas. Ferreirinha negou que haja fechamento de vagas ou turmas, dizendo que foram abertas mais de 23 mil vagas em creches na cidade. Mas as alegações do secretário na reportagem não conseguiram explicar por que tantas crianças continuam sem ter como se matricular numa creche da rede municipal.

A Defensoria Pública confirmou a falta de vagas nas creches municipais da cidade do Rio de Janeiro e apresentou um caminho para que as famílias possam recorrer na Justiça por uma vaga para seus filhos nas creches.

O Sepe sempre se posicionou de forma clara sobre os problemas da educação infantil na capital. Seja por causa da falta de profissionais ou de obras de construção de novas creches para atender à demanda da população trabalhadora que precisa colocar seus filhos nas creches para poderem trabalhar e tirar o sustento das suas famílias.

 

 

LEIA MAIS: