destaque-home, Estadual, Todas

Irmão do governador é alvo de buscas da PF em operação contra fraudes em programas assistenciais do estado

Vinícius Sarciá Rocha, irmão de criação do governador Cláudio Castro, é alvo nesta quarta-feira (20) da Operação Sétimo Mandamento (não roubar), da Polícia Federal (PF) — com mandados expedidos pelo STJ —, dentro da investigação sobre possíveis fraudes em programas assistenciais do estado.

Segundo a PF, foram identificados pagamentos de vantagens ilícitas variáveis entre 5% e 25% dos valores dos contratos na área de assistência social, que totalizam mais de R$ 70 milhões.

 

Sarciá é presidente do Conselho de Administração da Agência Estadual de Fomento; também sofreram buscas Astrid de Souza Brasil Nunes, subsecretária de Integração Sociogovernamental e de Projetos Especiais da Secretaria Estadual de Governo, e Allan Borges Nogueira, gestor de Governança Socioambiental da Cedae.

 

A PF investiga os crimes de organização criminosa, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro, que teriam sido praticados na execução dos projetos Novo Olhar, Rio Cidadão, Agente Social e Qualimóvel, entre os anos 2017 e 2020.

 

Em abril, o ministro Raul Araújo, do STJ, autorizou a abertura de um inquérito da PF para investigar o governador pelo suposto envolvimento dele em um esquema de corrupção na época em que ele era vereador e vice-governador — também entre 2017 e 2020.

 

Segundo o G1, a ação desta quarta-feira (dia 20) é um desdobramento da investigação da Operação Catarata, do MPRJ, que apurava em 2020 um esquema de corrupção na Fundação Leão XIII, órgão estadual responsável por políticas de assistência social. Na ocasião, o MPRJ denunciou 25 pessoas — entre elas, a ex-deputada federal Cristiane Brasil e o ex-secretário estadual de Educação Pedro Fernandes.

 

Também na Operação Catarata foi preso o empresário Flávio Chadud, dono da Servlog, acusado de pagar propina em troca de contratos públicos e gravado no episódio da mochila com o governador Cláudio Castro. Segundo a colunista do G1, Andrea Sadi, as buscas realizadas na manhã de hoje (20/12) fazem parte de uma investigação na qual o próprio governador do Rio de Janeiro é alvo.

Agora, no início da tarde, o Portal UOL anunciou que o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) autorizou a quebra de sigilo bancário, fiscal e telemático do governador Cláudio Castro. A quebra foi solicitada pela Polícia Federal, no âmbito da operação Sétimo Mandamento.

 

Informações retiradas do G1. 

Mais detalhes na coluna da jornalista Andreia Sadi.

LEIA MAIS: