destaque-home, Estadual, Todas

Metropolitana 6 da SEEDUC está impedindo participação de representantes escolhidos pelas escolas na discussão sobre o NEM

O Sepe recebeu denúncia de que a Regional Metropolitana 6, que abrange a área da capital,  está impedindo que professores  escolhidos por suas comunidades escolares participem da discussão sobre a implementação do NEM no estado. Segundo os relatos recebidos pelo sindicato, a direção pedagógica desta Regional tirou um professor escolhido por mais de 60 pessoas para representar uma comunidade escolar, com a alegação de que “as regras mudaram” e, por isso, a Regional selecionou outro profissional para tomar o seu lugar.

Tudo isso, sem que fossem apresentados quaisquer critérios para tal mudança nas regras. Tal atitude da Regional deixa claro que a SEEDUC não quer realmente promover um diálogo aberto com a comunidade escolar e exclui os representantes democraticamente escolhidos e que trazem uma reflexão mais crítica sobre a implementação do NEM no estado do Rio de Janeiro.

Em abril o governo federal, através do Ministério da Educação (MEC) suspendeu por 60 dias a implementação da reforma do ensino médio, que havia começado a ser implementada no ano passado. A ideia do MEC era a abertura de discussões nos estados sobre o NEM, com a participação das comunidades escolares no debate. Ao cercear a participação de representantes escolhidos por estas comunidades no processo de discussão e privilegiar a troca por outros que sejam mais próximos dos seus projetos, a SEEDUC presta um desserviço para a construção de uma proposta mais democrática de Novo Ensino Médio.

 

 

LEIA MAIS: