destaque-home, Estadual, Todas

Nota do Sepe contra agressões à deputada Marina do MST em Friburgo

O Sepe RJ se solidariza com a deputada estadual Marina do MST (PT) que, no último sábado (dia 17), sofreu ataques de bolsonaristas enquanto realizava uma plenária de prestação de contas do seu mandato em Lumiar, Nova Friburgo. A repercussão da confusão causada pelos extremistas foi registrada em vídeos postados nas redes sociais, que mostram as ameaças e as tentativas de agressão e invasão do palanque, que acabaram por obrigar a parlamentar a deixar o local escoltada por policiais.

O sindicato também lamenta que, mesmo com a deputada tendo denunciado para as polícias civil e militar mensagens ameaçadoras recebidas na véspera do evento e também ter comunicado o Ministério Público, nada tenha sido feito pelas autoridades para evitar mais um atentado dos grupos que disseminam mensagens de ódio e patrocinam atos antidemocráticos. O vereador José Carlos Schuab (PRTB), que está sendo investigado pelo MP por causa do ocorrido, chegou a repudiar a visita de Marina a Friburgo em fala no plenário da Câmara Municipal.

O Sepe RJ se coloca ao lado da deputada Marina do MST e de todos aqueles que sofrem ameaças e ataques das redes de ódio, identificadas com o ex-presidente Jair Bolsonaro. As ruas, praças e demais locais públicos não podem ser fechados ou obliterados por quem não respeita a democracia e o direito de ir e vir daqueles que não comungam com o extremismo, o fascismo e a violência.

Pelo acima exposto, os profissionais de educação das redes públicas do Estado do Rio de Janeiro exigem das autoridades a apuração das responsabilidades pela violência sofrida pela parlamentar em Nova Friburgo e uma exemplar punição para aqueles que não conhecem o diálogo e se baseiam na truculência e na violência para basear suas ações.

 

LEIA MAIS: