destaque-home, Estadual, Todas
Pressão dos servidores fez governo estadual reabrir negociação sobre a recomposição
6 de fevereiro de 2025
O Jornal Extra publicou matéria hoje (06) no seu portal sobre um avanço na luta pela recomposição salarial dos servidores estaduais. Segundo o jornal, a pressão do funcionalismo, que desde o ano passado vem intensificando as atividades para cobrar do governador Cláudio Castro o pagamento do restante do acordo da recomposição salarial, resultou na reabertura da mesa de negociações com o governo estadual, mediada pelos deputados da Alerj.
Ontem (05) o FOSPERJ organizou um grande ato, que ocupou as ruas no entorno da Assembleia Legislativa para cobrar fim do calote do governador, que deixou de pagar as duas últimas parcelas da recomposição. Durante a manifestação, os servidores foram recebidos no plenário da casa a apresentaram a situação das categorias sem reajuste salarial, o que resultou na decisão dos parlamentares de reabertura da negociação com o Executivo.
Segundo a Coluna do Servidor do Extra, as conversas envolverão o governo do estado e os sindicatos integrantes do FOSPERJ, com mediação do presidente da Alerj, Rodrigo Bacelar, que deve escolher um grupo de deputados para formar uma comissão de negociação. A composição desta comissão deverá ser anunciada na semana que vem. Na matéria, Bacelar reconhece a dívida com os servidores estaduais.
O jornal também lembrou que outras categorias, como servidores dos Poderes Legislativo, Judiciário, do Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Contas e Procuradoria Geral do Estado, já foram contempladas com essas recomposições. Para esses grupos, a medida foi justificada junto ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).