destaque-home, Estadual, Todas

Rede Estadual em greve a partir de hoje (dia 17/5): Atenção categoria!

O Sepe RJ saúda as trabalhadoras e os trabalhadores das escolas estaduais, que entram em greve, hoje, dia 17 de maio. Neste primeiro dia de nossa greve estamos aferindo índices de paralisações crescentes do nosso movimento com cerca de 60%, 70%, e até 100% de adesão nas escolas.

 

O não cumprimento da Lei do Piso e a proposta enganosa do governador Cláudio Castro de transformar o piso em teto, sem respeitar nosso plano de carreira, revoltou toda categoria, que decidiu entrar em greve para garantir o piso para todos e defender essa conquista histórica da Educação estadual.

 

Alertamos à categoria que, mais uma vez, o governo e a SEEDUC se utilizam dos mesmos métodos de sempre para tentar nos intimidar e frear a greve, com a divulgação de documentos oficiais e não oficiais, além de ameaças verbais das chefias contra os educadores.

 

Estes ataques se concentram no elo mais frágil, como por exemplo a GLP paga por hora trabalhada. Tentam nos amedrontar com o desligamento imediato, o seu não pagamento e perda dos tempos das turmas devido a adesão à greve. Mas sabemos que a rede não sobreviveria sem essa exploração do trabalho docente.

 

A circular CI SEEDUC/SUPGP Nº15, divulgada ontem (dia 16/5) e que fala sobre cortes das GLPs só acusa o golpe que o governo sentiu com a massiva adesão à greve. A GLP e a garantia dos tempos estarão na pauta de negociação, inclusive o direito à reposição e pagamento do período em greve, além do direito a migração que já faz parte da pauta e garantiria diminuir a carência sem recorrer à GLP. Quem está em estágio probatório tem os mesmos direitos que os demais em aderir à greve, e em todo movimento reivindicamos o abono do ponto para fins funcionais e aposentadorias. Será a luta que garantirá esses e outros direitos.

 

A greve é pra que a gente deixe de receber o pior salário do Brasil, para que funcionários de escolas não recebam abaixo do salário mínimo, pela revogação imediata do Novo Ensino Médio, por concurso público, migração, pelo fim da violência nas escolas, pelos animadores culturais, enfim, pelos nossos direitos, pela educação pública de qualidade e o futuro das novas gerações!

 

Amanhã dia 18 de maio vamos todos às ruas cobrar do governador nossa pauta de reivindicações, com um grande ato da educação estadual a partir das 14h no Largo do Machado onde realizaremos uma assembleia, seguida de uma grande marcha ao Palácio Guanabara para exigir do governador Cláudio Castro o atendimento das nossas reivindicações. É na luta que a gente se encontra.

Direção do Sepe RJ

 

Ouça a nota lida pela coordenação-geral do Sepe.

LEIA MAIS: