destaque-home, Estadual, Todas

Sepe foi à Seeduc discutir a reposição de aulas e pagamento dos dias de greve e paralisações

A coordenação geral do Sepe foi à Seeduc nesta terça-feira (04/07), após tomar conhecimento da manifestação da Secretaria no processo do dissídio de greve, para discutir a reposição dos dias de greve e paralisações, além de vários outros questionamentos.

De antemão, a direção do Sepe ressaltou, na reunião, que a categoria não concorda com a reposição ainda em julho, como quer a Seeduc, antes da devolução dos valores descontados.

Leia a seguir os detalhes do que foi discutido:

– O Sepe cumpriu com o acordo mediado pelo TJ e enviou à Secretaria, na segunda-feira (03), a proposta de reposição das aulas aprovada pela assembleia que deu término à greve, dia 29, tendo como base iniciar a reposição a partir de 1º de agosto, indo até 20 de dezembro. A Seeduc, no entanto, não aceitou a proposta da categoria apresentada pelo sindicato e determinou iniciar a reposição já em julho, conforme “nota técnica” divulgada no processo de dissídio.

– Na nota técnica da Secretaria, está previsto o início da reposição da seguinte forma: 5 dias presenciais em julho (10 a 14 de julho); 10 dias presenciais no 2º semestre, entre sábados, feriados ou pontos facultativos à escolha da escola; e 19 dias de forma remota com material impresso ou “Google classroom”.

– Segundo a nota da Seeduc, o prazo para as direções entregarem o calendário de reposição às regionais será até 6 de julho.

– O Sepe questionou o pouco tempo para a organização e apresentação do calendário de reposição. Ressaltou, também, o compromisso anterior assumido pela secretária de Educação, que não estava presente nesta reunião, do pagamento dos dias das paralisações e greve, incluindo a GLP, em folha suplementar ainda dentro do mês de julho.

– A direção do Sepe, além de questionar quando será paga a folha suplementar, questionou também quando será publicado em Diário Oficial o abono, para todos os fins, dos dias parados, conforme estabelecido no acordo judicial.

– A Seeduc informou que deverá responder aos questionamentos do sindicato, incluindo a reposição e pagamento da GLP, antes da assembleia do dia 8.

LEIA MAIS: