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SEPE PROMOVEU PLENÁRIA DO ENSINO MÉDIO DO DIA 30/7 – VEJA O QUE FOI DISCUTIDO
4 de agosto de 2022
O Sepe realizou, no dia 30 de julho, uma plenária híbrida sobre a Reforma do Ensino Médio, com 80 participantes. A reunião faz parte do conjunto de iniciativas lideradas pelo sindicato para organizar, mobilizar e criar estratégias de luta contra a reforma que vem sendo implementada pela SEEDUC sem a devida discussão com a categoria nem com a comunidade escolar e sociedade em geral.
O encontro foi aberto com informes do GT do Ensino Médio chamado pela SEEDUC, a respeito do que foi debatido na última audiência do SEPE com a SEEDUC. Em seguida, os participantes apresentaram diversos informes a respeito do que está acontecendo nas unidades escolares com a “escolha” dos itinerários formativos. Também foi apresentada a necessidade de ampliação do enfrentamento à reforma, tendo como ponto de partida a mobilização da categoria e da comunidade escolar, dando ênfase à responsabilidade do governador Cláudio Castro e do secretário de Educação, Alexandre Valle.
Veja abaixo as propostas que foram acumuladas e que serão debatidas pela direção em sua próxima reunião e pela assembleia geral híbrida (Clube Municipal e rede Zoom) da categoria do dia 06 de agosto, às 14h.
– Denunciar os impactos diretos que os alunos e professores estão sofrendo ou sofrerão com o novo ensino médio;
– Encampar a luta pela revogação da lei: 13.415/2017, por entender que não podemos aceitar o aumento da precarização do trabalho docente e a exclusão completa do processo de formação dos estudantes;
– Atentar para a definição do documento curricular que está em curso para escolha de em que bimestres as habilidades e competências estarão para definir o currículo. Nessa “consulta”, não estão as do Rio de Janeiro. E o documento altera a função das leis: 10.639 e 11.645, tornando-as temas “transversais”;
– Campanha de boicote;
– Exigir a retirada imediata do Projeto de Vida e o retorno dos tempos de outros componentes curriculares;
– Denúncia pública contra a forma como a SEEDUC vem implementando o NEM;
– Mobilizar a rede estadual contra o NEM, destacando a defesa dos nossos empregos e da educação pública;
– Construir mobilização nacional da Educação para derrubar o NEM, concomitantemente com o desenvolvimento da luta para a implementação de uma proposta popular de educação;
– Denunciar os impactos do NEM;
– Retomar o GT para aprofundar o conhecimento sobre o NEM e seus impactos;
– Criar GT para acompanhar casos e denúncias da categoria em relação aos impactos do NEM;
– Criar GT publicitário com denúncias contra o NEM;
– Criar abaixo assinado + boletim específico para categoria;
– Plenária com as entidades estudantis para construção de ações unificadas;
– Indicar para assembleia do dia 06/08 uma paralisação no dia 31/08, com protesto no local da reunião do GT;
– Produzir materiais para dialogar com a comunidade escolar;
– Dialogar com a CNTE sobre a necessidade de um dia nacional de luta da Educação Básica pela revogação da reforma do Ensino Médio;
– Campanha profissional, ligando o Cláudio Castro ao ataque promovido pela Reforma do Ensino Médio com o conceito de que o governador Cláudio Castro reduz disciplinas do Ensino Médio ou algo nesse sentido;
– Implementação do Centro de Línguas e Centro de Atividades Artísticas em cada escola (estratégia 3.32 aprovadas no 3° COED);
– Projeto de Lei no Congresso, abrindo a possibilidade de oferecimento de um Ensino Médio de Formação Geral;
– Um abaixo assinado ao Congresso pela manutenção da formação geral, sem relação com a Base Nacional Curricular;
– Autonomia pedagógica do professor em elaborar os currículos de disciplinas eletivas que serão ofertadas na sua unidade de ensino
– Assegurar a manutenção da 2° língua estrangeira;
– Denunciar a falta de livros didáticos;
– Carta…