destaque-home, Municipal, Todas

SEPE TEVE REUNIÃO COM A SME-RJ PARA DISCUTIR O CALENDÁRIO LETIVO 2023

Em continuidade à série de reuniões que o Sepe vem fazendo com a SME-RJ, visando discutir a pauta de reivindicações da categoria, a direção do sindicato teve audiência nesta quarta-feira, dia 9/08, com Willman Costa, assessor do Gabinete do secretário municipal de Educação RJ, para tratar sobre o calendário letivo de 2023. A reunião foi realizada na sede da Secretaria.
Abrindo a reunião, o Sepe comentou, inicialmente, que, por conta da cultura da rede municipal de entrar em recesso nas duas últimas semanas de julho, foi observado um baixo quórum de presença de estudantes na semana de retorno do recesso, que ocorreu ao final do mesmo mês.
O Sepe indicou, também, a possibilidade de realização de atividades pedagógicas não presenciais em dias de Conselho de Classe (COC) e Centros de Estudos (CE), para contemplar o mínimo de 200 dias letivos efetivos, mesmo com a possibilidade de pontos facultativos próximos aos feriados.
A SME-RJ se comprometeu de enviar um modelo de calendário letivo para que o Sepe pudesse utilizar, visando a fazer propostas de calendários para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A próxima reunião entre o sindicato e a Secretaria sobre o calendário letivo será dia 24 de agosto, também na SME-RJ, e serão convidados a participar representantes do CEC de professores e de diretores. Com isso, vai se buscar uma proposta de calendário que será, posteriormente, apresentada ao secretário de Educação e à Subsecretaria de Ensino.
Lembrando que esse calendário de reuniões com a SME foi uma conquista do Sepe e da categoria para que possamos avançar em nossas reivindicações. O Sepe terá, também, reunião com a Fazenda para discutir a questão salarial, já que os servidores estão desde março de 2019 sem reajuste salarial.
No dia 15 de setembro, convocamos greve de 24h, com assembleia e ato em local e horário a serem divulgados.
Lutamos pela recomposição salarial; aplicação imediata do 1/3 extraclasse; descongelamento do vale-alimentação; Plano de Carreira unificado, contendo todos os segmentos da categoria; nenhum piso salarial abaixo do salário mínimo, entre outras várias reivindicações.
A ata da reunião pode ser lida aqui.

LEIA MAIS: