Municipal, Sem categoria, Todas

2ª Reunião do GT plano de retomada da SME-RJ confirma participação da Fiocruz

Leia o relatório sobre a reunião de 10 de julho do Grupo de Trabalho que discute a retomada das atividades presenciais na rede municipal de educação RJ, criado pela SME-RJ, e que conta com a participação do Sepe. Este relatório é de responsabilidade das entidades abaixo assinadas, incluindo o Sepe-RJ e informa que a Fiocruz passa a participar do GT, uma das principais reivindicações das entidades educacionais; leia o relatório:

Presentes na reunião representantes: da SME, dos Conselhos de Diretores, de Professores, de Funcionários, de Responsáveis, de Responsáveis de Alunos da Educação Especial, da Comissão de Educação da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação – SEPE/RJ, do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, do Conselho Municipal de Educação, do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Estado do Rio de Janeiro – FEJA-RJ, do Fórum Municipal de Educação do Rio de Janeiro, do Fórum Permanente de Educação Infantil do Estado do Rio de Janeiro – FPEI-RJ, Coordenadores das Coordenadorias Regionais de Educação, do Programa Saúde nas Escolas, do NIAP, E-PSE Carioca, Fiocruz, Defensoria Pública.

Representantes da SME iniciam, mais uma vez, a reunião apresentando como previsão inicial de retorno das atividades presenciais no dia 01/08 e informam que nesse encontro serão esclarecidas as seguintes questões para a possível retomada: material necessário, infraestrutura e pessoal. Informam que há 9 processos abertos para atendimento das demandas e, ainda, esclarecem que as medidas necessárias para viabilização do retorno estão respaldadas na Resolução SMS Nº 4.424 publicada no D.O.M nº 82, de 06-07-2020. As informações prestadas foram genéricas, sem consistência.

Todos os participantes expressam de forma contundente que não há condições seguras para um possível retorno em agosto. Apontaram a necessidade de dados precisos e concretos da Prefeitura com relação à infraestrutura das escolas e quanto ao orçamento: fonte dos recursos, cronograma das obras fundamentais para a reabertura das escolas, aquisição de EPI´s para que o trabalho desse grupo prossiga de forma profícua.

A Fiocruz passa a integrar o Grupo de Trabalho e, através dados de pesquisa em slides, apresenta novos protocolos internacionais de saúde que ainda não foram debatidos. Segundo a análise apresentada pela pesquisadora da Fiocruz, não adianta medir a temperatura do estudante na porta da estudante sem que seja realizado um mapeamento do nível de contágio do bairro onde se encontra a comunidade escolar. Além de mostrar dados que a curva de contágio não declinou, esclarece que não há condições favoráveis para o retorno nesse momento.

Vale, também, ressaltar que foi renovada a solicitação de integração dos estudantes nesse Grupo de Trabalho. A equipe da SME se compromete a não só apresentar os dados solicitados hoje pelos integrantes de forma consolidada e precisa, como também enviá-los antes do próximo encontro, via correio eletrônico, para os devidos estudos e análises.

Assinam o relato:

Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro – SEPE-RJ

Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Estado do Rio de Janeiro – FEJA-RJ

Fórum Permanente de Educação Infantil – FPEI-RJ

Conselho Escola Comunidade – Segmento de Professores

Conselho Escola Comunidade – Segmento de Funcionários