Combate à Discriminação Racial, destaque-home, Todas

Nesta quinta-feira (24), atos em todo o país contra a violência que vitima o povo negro

Nesta quinta-feira, dia 24 de agosto, serão realizados atos públicos em diversas capitais do país exigindo o fim da violência racista e as mortes ocorridas nas áreas carentes das cidades brasileiras. O ato, convocado por organizações do movimento negro, ocorrerá simultaneamente em pelo menos 14 estados a partir das 16h. A importância da mobilização se dá em razão do aumento da violência do estado contra a população preta: entre julho e agosto, várias chacinas promovidas pelas forças de segurança mataram pelo menos 32 pessoas na Bahia, 18 em São Paulo e 10 no Rio de Janeiro. No Rio de Janeiro, o ato será realizado na Candelária, com concentração às 16h, passeata em seguida até a Alerj.

 

A manifestação também vai cobrar a rigorosa apuração do assassinato da líder quilombola Bernadete Pacífico, assassinada no dia 17 de agosto dentro de casa no Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho (BA).

 

Os atos que serão realizados nestas quinta-feira foram definidos em plenária online, que reuniu cerca de 250 organizações e a data marca o dia da morte do ativista abolicionista e advogado Luiz Gama. Os atos vão inaugurar uma jornada de lutas que deve ter atividades mensais até o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

 

As organizações querem que o STF proíba operações policiais com caráter reativo e invasões de comunidades a pretexto de combate ao tráfico de drogas. O movimento negro também exige uma lei federal que obrigue a utilização de câmeras no uniforme dos policiais; um plano de indenização e apoio à familiares de vítimas do estado; a federalização da investigação de chacinas policiais e a desmilitarização das polícias.

 

Para o Sepe RJ é de fundamental importância que os governos de todas as esferas atendam às reivindicações do movimento e parem com a política de extermínio da população pobre nas favelas e periferias.

 

Confira os locais já confirmados com atos nesta quinta (24):

 

  • Rio de Janeiro (RJ): 16h, Candelária
  • São Paulo (SP): 18h, MASP, av. Paulista
  • Limeira (SP): 18h, Praça Toledo de Barros, Centro
  • Belo Horizonte (MG): 17h30, Praça 7
  • Recife (PE): 16h30, Praça UR11, Ibura
  • Curitiba (PR): 18h, Praça Santos Andrada
  • Aracaju (SE): 15h, Praça Camerino
  • Vitória (ES): 17h, Praça do Itararé
  • Brasília (DF): 15h, Museu nacional, caminhada até o Ministério da Justiça

LEIA MAIS: