destaque-home, Estadual, Todas

GT QUE DISCUTE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO SE REUNIRÁ DIA 4/03 NO AUDITÓRIO DO SEPE CENTRAL

Em 2023, uma luta central dos profissionais de educação em todo o País será a revogação do Novo Ensino Médio, uma lei aprovada ainda no governo Temer e implementada por Bolsonaro. Com isso, no dia 22 de março o Sepe convoca a categoria a participar da mobilização nacional em defesa do piso nacional e pela revogação do NEM. No dia 4 de março, às 10h, no auditório do Sepe, ocorrerá a plenária do Grupo de Trabalho (GT) do sindicato sobre o NEM – convocamos a categoria a participar!

O NEM começou a ser implementado no estado do Rio de Janeiro em 2022, causando enormes problemas a uma já combalida rede estadual de educação. Com isso, milhares de professores tiveram mudadas, sem a menor discussão, suas grades de horário, tendo sido obrigados a lecionar disciplinas estranhas ao seu conhecimento, como “O que rola por ai”, “Projeto de vida” etc.

Junto com esta mudança, foi modificada também a matriz curricular sem a devida discussão junto à categoria e comunidade escolar. Na nova matriz, algumas disciplinas perderam tempos em algumas séries do ensino médio para dar lugar a matérias que não condizem com o espectro de conhecimento da maioria das professoras(es) ou de relevância social.

Estas mudanças estão ligadas à adoção de uma educação tecnicista que abandona uma concepção de um ensino integral; assim, com o NEM, os alunos serão obrigados a escolher, de forma bastante precoce, as áreas de conhecimento que desejam, em tese, se especializar. No entanto, ao contrário do que dizia a propaganda massiva divulgada ainda no governo Bolsonaro, o Novo Ensino Médio não oferece aos jovens a possibilidade de ter acesso às diferentes áreas de conhecimentos para que, de fato, possam escolher o que desejam desenvolver em sua vida profissional, já que limita a oferta de variadas disciplinas de possibilidade de escolha dos alunos. Além disso, as escolas não tiveram qualquer aporte em sua estrutura com laboratórios e equipamentos para disciplinas de caráter mais práticas.

O Sepe não vem medindo esforços na defesa da qualidade da educação e dos direitos dos profissionais da educação, de modo que não haja nenhum prejuízo de carga horária e de sua autonomia pedagógica.

A assembleia da categoria também deliberou a construção de um dia nacional de luta contra o NEM em abril, em articulação ao movimento estudantil e demais sindicatos da educação. Participe da plenária do GT do Sepe do Novo Ensino Médio no dia 4 de março (sábado), às 10h.