destaque-home, Todas

Homenagem nesta sexta-feira à cicloativista assassinada no Amazonas no final do ano

A cidade do Rio de Janeiro e outros municípios serão palco, nesta sexta-feira (dia 12) de atos em homenagem à artista circense e cicloativista venezuelana Julieta Hernández, assassinada no Amazonas no final do ano passado. Julieta viajava de bicicleta pelo Brasil desde 2016, como “Miss Jujuba”, apresentando-se em praças e ruas de cidades pequenas e levando alegria para a criançada dos rincões mais afastados do país. A artista desapareceu no dia 23 de dezembro de 2023 e seu corpo foi encontrado no dia 05 de janeiro de 2024, na cidade de Presidente Figueiredo, no Amazonas. A artista foi estuprada e assassinada.

Os protestos ocorrerão em 123 cidades de 20 países, além de uma campanha online para ajudar financeiramente a família da artista. Na maioria das cidades, os atos e rodas culturais precedem bicicletadas, nas quais os cicloativistas usarão nariz de palhaço em homenagem à Julieta. A jornada protesta contra a violência contra a mulher, em um grito “contra a barbárie, o feminicídio, a violência e o extermínio que as mulheres sofrem diariamente”.

A Secretaria de Gênero e Combate à LGBTfobia do SEPE-RJ se soma à convocação dos atos desta sexta-feira, 12/1. #julietapresente #NemUmaAMenos #feminicidionao

🚲Atos confirmados no RJ

▶️ RIO DE JANEIRO 17h30 Roda Cultural Cinelândia

19h30 bicicletada

▶️ PETRÓPOLIS 18h Praça da Inconfidência

▶️ SÃO PEDRO DA SERRA 18h Coreto

▶️ NITERÓI 17h30 Bicicletário Arariboia 19h bicicletada

LEIA MAIS: