Recepção: (21) 2195-0450. Agendar atendimento no Jurídico: (21) 2195-0457 / 0458 (11h às 16h).

Animadores resistem, recebendo salários abaixo do mínimo, sem direito à recomposição salarial, sem cargos na estrutura da SEEDUC e enfrentando dificuldades para se aposentar

1 – Animadores recebem menos do que o salário mínimo

O vencimento-base é de R$ 1.260,78. Fora isso, recebem somente uma gratificação de R$ 300, criada no fim dos anos 1990 e nunca reajustada — da mesma forma que o salário. Em 1994, os animadores culturais recebiam 80% do vencimento-base inicial do DOC II 40h, o que hoje alcançaria R$ 1.800,88.


2 – Não têm direito à recomposição salarial

Animadores não estão enquadrados na SEEDUC e nem possuem plano de carreira. Permanecem em cargos em comissão e, por isso, não têm acesso ao que determina a Lei da Recomposição Salarial (2017-2021). Eles não receberam a primeira parcela – 13,05% em 2022 – e, caso nada seja feito, ficarão sem as parcelas de agosto e novembro, de 5,62% cada. O Sepe negocia com o governo uma solução jurídica para que os animadores possam receber as parcelas da recomposição salarial.

3 – Sem cargo e carreira na SEEDUC, vivem ameaçados

Apesar de aprovados em uma seleção pública (com Análise de currículo, curso de formação de 680 horas na UERJ e prova final), os animadores permanecem desde 1994 em cargos em comissão, lotados na Seeduc. Por isso, em vários momentos, como em 2011 e 2023, o governo estadual tentou exonerá-los e o tema foi parar na Justiça. A mobilização dos animadores e do Sepe garantiu um acordo com o governo para manter os cerca de 300 profissionais em atividade. O acordo ainda precisa ser informado à Justiça.

4 – Muitas dificuldades para se aposentar

Cerca de 300 animadores atuam nas escolas da rede estadual, atendendo uma média de 1.800 alunos, especialmente nos CIEPs. No entanto, todos enfrentam dificuldades para comprovar o tempo trabalhado, com a contribuição prevideciária só tendo iniciado em 2005. Há contribuições também entre 1994 e 1998, para o ISERJ, mas não computadas. Desta forma, existe um “limbo” de cerca de uma década, que atrasa as aposentadorias.
Cerca de 180 animadores precisariam trabalhar mais 15 anos para se aposentar. Outros 60 animadores culturais precisarão esperar mais 10 anos.

5 – Grupo de Trabalho produziu relatório sobre a animação

Após muita luta, em setembro de 2024, a SEEDUC criou um Grupo de Trabalho com o Sepe e os animadores, através da Resolução 6286. O GT realizou dez reuniões, até novembro de 2025, que resultaram em um relatório com diagnóstico e propostas, como textos para um Decreto e um Projeto de Lei que criariam o cargo e corrigiriam os salários, retomando o patamar anterior e garantindo progressões, etc. O documento é fundamental e foi entregue aos deputados e pelo Sepe ao governador em exercício, Ricardo Couto, buscando uma solução.

Baixe o Relatório do Grupo de Trabalho (GT)
Relatorio_Final_GT_Animadores_VF

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por SEPE-RJ (@sepe_rj)

0

O Sepe publicou uma nova edição do boletim, após o anúncio e a publicação do decreto do governador em exercício, Ricardo Couto, que garante o pagamento das duas parcelas da recomposição salarial ao funcionalismo, em agosto e novembro. A publicação traz tabelas elaboradas pelo Dieese/Sepe, com a simulação do vencimento-base após a primeira e a segunda parcela.

O estudo traz também simulações do pagamento com o piso nacional do magistério, com a reposição de todas as perdas e a aplicação no valor do adicional de qualificação (Mestrado e Doutorado). A tabela dos funcionários administrativos traz ainda simulação da aplicação do salário mínimo no valor inicial da carreira e simulação de aplicação de 50% do piso do magistério no nível inicial da carreira.

A publicação convoca a categoria para a assembleia geral híbrida da rede estadual no dia 20 de junho, às 14h, com a parte presencial no Sinpro Rio (Rua Pedro Lessa, 35 – Cinelândia).

Faça o download e compartilhe:

Boletim do Sepe 79 – Rede Estadual – versão digital (A4)
Boletim do Sepe 79 – Rede Estadual – Versão impressão (A3)

0

Os profissionais de educação da rede estadual realizarão uma assembleia geral no próximo dia 20 de junho (sábado), no formato híbrido. A parte presencial da plenária será realizada no auditório do Sinpro-Rio (Rua Pedro Lessa, 35 – Cinelândia).

A rede, que se encontra em estado de mobilização, vai discutir na plenária os próximos passos da mobilização da categoria em busca de valorização e do atendimento das pautas de reivindicações pedagógicas e econômica.

Link para credenciamento na assembleia: 
https://redeestadual.seperj.info/av/


Novo Boletim do Sepe mostra como ficarão salários da rede estadual após a recomposição

0

O Sepe publicou uma nova edição do boletim, com a notícia sobre a audiência histórica com o governador em exercício, Ricardo Couto, o anúncio do pagamento das parcelas da recomposição salarial e a convocação da paralisação de 24 horas no dia 27 de maio, com assembleia geral (10h – Club Municipal) e ato público no Palácio Guanabara. Baixe o PDF e compartilhe em sua escola.

Boletim do Sepe 78 – Rede Estadual – versão digital (A4)
Boletim do Sepe 78 – Rede Estadual – versão para reprodução (A3)


0

destaque-home, Estadual, Todas

A direção do Sepe participou de uma audiência nesta terça-feira, 19 de maio, com o governador em exercício, Ricardo Couto. O encontro, realizado no TJ-RJ, tratou sobre a pauta econômica. O governador confirmou o pagamento das parcelas restantes do acordo da recomposição salarial que estavam pendentes desde 2023: Segundo Ricardo Couto, os 11,56% divididos em duas parcelas serão pagos em duas parcelas nos meses de  agosto e novembro.

A reunião aconteceu na presidência do TJRJ e dela participaram, pela direção do sindicato: coordenadoras Helenita Beserra, Rose Oliveira e Rosilene Almeida; e as diretoras Dorotea Frota e Odisseia Carvalho. O governador Ricardo Couto, o secretário de Planejamento, Rafael Ventura Abreu e o secretário de Fazenda Guilherme Mercês representaram o Executivo Estadual na audiência.

Questionado sobre o estudo de impacto das perdas salariais da categoria, Couto afirmou eles continuam em andamento. A direção do Sepe apresentou na mesa as perdas da categoria nos últimos anos, que chegam a 58% e o governador se comprometeu a avançar neste estudo. Também lembramos a situação dos funcionários que recebem ainda vencimentos abaixo do mínimo e solicitamos uma rápida solução para este caso.

Sobre a questão do julgamento do Piso Nacional do Magistério, cujo julgamento se encontra em andamento no Supremo Tribunal Federal, o governador afirmou que depende da decisão dos ministros do STF sobre o Tema 1218 para que seja feito um estudo aqui no estado do Rio de Janeiro para a valorização de todos os profissionais.

LEIA MAIS Educação estadual irá parar no dia 27 de maio, com assembleia e ato no Palácio Guanabara

Na próxima reunião, agendada para a segunda semana de junho, o Sepe irá discutir com o governo outros temas importantes da pauta, tais como situação da Animação Cultural, funcionários ex-FAEP, DOC II migração e todos os outros pontos da pauta que não foram discutidos hoje, que serão debatidos na reunião de junho em conjunto com a equipe do governo, Secretarias de Fazenda e Planejamento e com a presença do governador Ricardo Couto.

Ainda em relação aos servidores ex-FAEP, a direção do Sepe apresentou uma minuta da Secretaria da Casa Civil em que é colocada a reestruturação desses servidores numa isonomia em relação à FAETEC, que é um direito que eles têm garantido.

Também foi apresentado o relatório do GT da Animação Cultural para o governador tomar ciência da situação deles e apresentar uma solução para a situação funcional deste segmento da categoria. O Sepe solicitou do governo que a recomposição deve  conter um adendo que beneficie os animadores culturais a fim de que eles possam ter direito ao pagamento destas parcelas.

Sobre a antecipação do 13º, Couto afirmou que vai pagar em 29 de maio a primeira parcela do benefício.

O Sepe ressalta que além dos avanços financeiros, a reunião de hoje possibilitou a elaboração de um planejamento, com a criação de um calendário regular de encontros não só com o Executivo, mas também com as secretarias de governo para que possamos dar conta até o final do ano de várias questões que estão pendentes e  que nem sempre envolvem as questões financeiras, mas também as de reorganização da carreira e das nossas funções.

Além do compromisso da realização da nova reunião no início de junho, também foi acertada uma agenda com a secretária Luciana Calaça sobre temas variados da nossa pauta pedagógica.

Em relação ao Rioprevidência, o governador se comprometeu em fazer um estudo no sentido da não utilização dos royalties para o pagamento de dívidas do estado, mas sim que esse dinheiro seja colocado num fundo previdenciário para não causar o risco para o pagamento dos nossos salários. Inclusive, foi falado sobre a verificação da possiblidade do retorno do dinheiro investido no Banco Master aos cofres do estado para que o pagamento dos salários de aposentados e aposentadas seja garantido.

Sobre reajuste dos vales transporte e refeição, o governo respondeu que, no momento, não existem estudos sobre como isso pode acontecer e o assunto ficou de voltar à pauta para discussão na próxima reunião.

O  Sepe lembra à categoria  que todos os estudos sobre a pauta de reivindicações da rede estadual já foram entregues para o governo e deverão ser tratados na continuidade das negociações. A questão do concurso de 2013/2014 também será tratado nas próximas reuniões. O sindicato garante que nenhuma reivindicação da nossa pauta será deixado para trás.

VÍDEO

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por SEPE-RJ (@sepe_rj)


 

SAIBA MAIS

Educação estadual irá parar no dia 27 de maio, com assembleia e ato no Palácio Guanabara
Baixe a cartilha da rede estadual, com a tabela de salários

 

0

Em audiência com o Sepe, o governador em exercício Ricardo Couto anunciou que irá pagar as duas parcelas pendentes da recomposição salarial (2017-2021), somando 11,56%. Uma primeira e importante vitória da nossa luta e dos servidores públicos estaduais!

Mas as perdas são muito grandes. O índice de reajuste necessário para recuperar nosso poder de compra supera os 60%. E boa parte da categoria, em especial funcionários, recebe um vencimento-base inferior ao valor do salário mínimo.

No dia 27 de maio, a Educação estadual irá parar novamente, em uma greve de 24 horas pelo reajuste das perdas acumuladas, pelo pagamento do piso na carreira e em defesa da aposentadoria. O ex-governador Cláudio Castro foi responsável por destinar quase R$ 1 bilhão do Rioprevidência para o Banco Master.

No dia 27/5, pare e participe das atividades.
Às 10h, teremos assembleia geral no Club Municipal (Tijuca)
Às 14h, teremos um ato no Palácio Guanabara.

 
 
0

O Sepe assiste com o devido repúdio o avanço das investigações da Polícia Federal na chamada Operação “Unha e Carne”, destinada a investigar um esquema de corrupção e fraude em contratos da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), cuja quarta fase culminou na prisão do deputado estadual Thiago Rangel (AVANTE), que também foi afastado do cargo por determinação do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal.

Agora, com o avançar das apurações policiais, vieram à tona áudios mostrando como funcionava o esquema de influência do deputado junto às unidades escolares pertencentes às Regionais da SEEDUC, em municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense. Matéria do RJ TV1 (TV Globo) apresentou áudios e mensagens obtidos pela PF na Unha e Carne que mostram o deputado preso, atuando diretamente sobre cargos estratégicos da Secretaria Estadual de Educação e negociando vagas na área para pessoas ligadas ao traficante Arídio Machado da Silva Júnior, o “Júnior do Beco”, segundo a investigação.

A PF suspeita que Thiago Rangel chefiava um esquema de fraudes em contratos de obras e serviços em escolas da rede estadual de ensino, além de lavagem de dinheiro envolvendo empresas e uma rede de postos de combustíveis. Em um dos áudios apresentados é possível ver o deputado dando ordens à diretora regional de Educação do Noroeste Fluminense, Júcia Gomes Souza Figueiredo, que também foi presa na operação de abril que culminou na prisão do parlamentar.

Para culminar, as fitas mostram áudios do deputado negociando a locação de uma irmã do traficante “Júnior do Beco” em uma Escola da rede estadual. Segundo a polícia, Thiago Rangel teria reservado vagas terceirizadas de auxiliar de serviços gerais no setor da Educação para indicações feitas pelo traficante.

Para o sindicato, a corrupção endêmica dentro das estruturas da Secretaria de Educação, marcada por compras irregulares, superfaturadas e sem licitação; desvios de verbas para reforma nas escolas e outros gastos já contestados por órgãos como o Tribunal de Contas e Ministério Público não é nenhuma novidade e vem sendo denunciada ao longo dos últimos anos, mas é um escândalo que merece a máxima atenção e rigor das autoridades policiais.

Cada vez mais fica explícita aquilo que, no dizer do ministro do STF Alexandre de Moraes, aponta para a instrumentalização da SEEDUC durante a gestão Cláudio Castro, que transformou o órgão numa verdadeira estrutura mafiosa em benefício de um grupo de políticos corruptos e sem compromisso para com o bem público.

Mas a coisa ainda fica pior, quando o esquema revelado pela polícia é uma clara demonstração de como a corrupção e o banditismo, quando inseridos no seio do poder público, podem representar riscos para os verdadeiros trabalhadores da educação em escolas infiltradas por foras da lei ali alocados por foras da lei de colarinho branco.


 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por SEPE-RJ (@sepe_rj)

0

Estadual, Todas

ATUALIZAÇÃO: Leia a notícia com o relato da audiência com o governador

 

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Ricardo Couto, está em audiência com a coordenação-geral do Sepe. A reunião teve início por volta das 18h e também participa a secretária estadual de Educação, Luciana Calaça, que mais cedo reuniu-se com o governador.

Desde às 14h, profissionais da Educação estadual protestaram em frente ao Tribunal de Justiça, durante a paralisação de 24 horas nesta terça-feira, 05/5. O sindicato havia solicitado um encontro com Ricardo Couto para discutir a pauta de reivindicações da categoria e a assessoria dele entrou em contato com a direção no início da tarde, confirmando a audiência.

Em breve daremos mais informes sobre os resultados da reunião com o governador.

SAIBA MAIS

Rede estadual vai parar por 24h no dia 5 de maio, com assembleia às 10h no Clube de Engenharia seguida de ato às 14h no TJ

Baixe a cartilha da campanha salarial
0

destaque-home, Estadual, Todas

A rede estadual está realizando uma paralisação de 24 horas nesta terça feira, dia 5 de maio. Pela manhã, foi realizada uma assembleia geral, no auditório do Clube de Engenharia, na qual a categoria aprovou a continuidade do estado de mobilização e aprovou o seguinte calendário de luta:

1) Nova paralisação de 24 horas, no dia 27 de maio, com assembleia, às 10h, em local a confirmar e ato no Palácio Guanabara, a partir das 14h.

2) No dia 26 de maio, às 19h, será realizado um conselho Deliberativo da rede estadual no formato online.

Agora à tarde, os profissionais estão realizando um ato público na porta do Tribunal de Justiça, na rua Erasmo Braga.

SAIBA MAIS
Direção do Sepe está no TJ, em audiência com governador em exercício Ricardo Couto
Baixe a cartilha da campanha salarial 2026

 

 

0

O Sepe se reuniu nesta quarta-feira, dia 29/04, com a Superintendência de Administração da SEEDUC. O sindicato cobrou, logo no início, o cumprimento do compromisso da secretária de Educação, Luciana Calaça, de intermediar uma audiência com o governador interino, Ricardo Couto, para tratar da pauta da educação.

Na reunião, foram discutidos os seguintes temas:

– Foi informado que a SEEDUC já fez um estudo do impacto econômico sobre a implementação do Piso Nacional do Magistério, do aumento dos auxílios transporte e alimentação, e que este relatório já está na Casa Civil; sobre a audiência com o governador, a Secretaria informou que responderá em breve; também está sendo feito um estudo de impacto em relação ao Piso do Salário Mínimo dos Funcionários Administrativos e Animadores Culturais, que também será encaminhado o mais rápido possível à Casa Civil;

– A Casa Civil também está analisando os processos de licitação de verbas para as escolas realizarem reformas de emergência (prédios sem luz ou com necessidade de obras urgentes) – nesse caso, as escolas deverão abrir um processo para requisitarem essa verba de manutenção, em caráter emergencial. Atenção: não se trata da verba de manutenção normal. Atualmente, segundo a SEEDUC, existem 98 escolas estaduais sem luz já listadas para reparo;

– Em relação ao código 61 (greve), a Secretaria está analisando os documentos que o Sepe encaminhou sobre as greves e paralisações passadas; também foi discutida a necessidade de o código 61 não gerar desconto imediato daqui para frente. A SEEDUC informou que vai discutir esse tema em uma próxima reunião com o sindicato. Informamos que haverá assembleia da categoria no dia 05/05 e requisitamos que a resposta sobre o abono das greves passadas seja apresentada a tempo de o sindicato informar à categoria;

– A SEEDUC informou que, ainda no primeiro semestre, haverá a chamada de 684 inspetores aprovados em concursos – todo o banco de concursados será convocado. Informaram que, por conta do ano eleitoral, não será possível realizar concurso este ano para esse segmento, mas que já prepararão o edital para 2027;

– Em relação à migração dos Doc 2, a SEEDUC esclareceu que a migração será para 30 horas; dos 2.378 professores Doc 2 que estão na rede, 398 estão em sala de aula; haverá 500 vagas para a migração, e um dos critérios é a pontuação para quem está em sala de aula; outros critérios serão divulgados em breve e o prazo para a migração será até junho deste ano;

– Em relação aos 417 aposentados que não receberam os R$ 3 mil de gratificação do FUNDEB, ainda não há previsão de pagamento por conta da tratativa com o RioPrevidência;

– A devolução dos descontos do imposto de renda sobre o abono da progressão automática está em tratativa com a Procuradoria do Estado;

– Em relação à reestruturação da Corregedoria, a Secretaria ainda está analisando a situação;

– Sobre o ICMS Educacional, foi publicado nesta quarta-feira (29/04), no Diário Oficial do Estado, a criação de um Grupo de Trabalho para discutir os encaminhamentos necessários a fim de reduzir o prejuízo causado pela falta de legislação – a SEEDUC vem perdendo recursos do FUNDEB por não ter aprovado a regulamentação do ICMS Educacional;

– Em relação aos servidores ex-FAEP, o processo está tramitando na SEEDUC e inclui a equiparação dos salários desses servidores aos salários da FAETEC;

– A respeito do Abono de Permanência e do direito de “Pecúnia”, foi informado que o valor total da dívida a ser paga aos servidores é de R$ 22 milhões para o primeiro e de R$ 29 milhões para o segundo. A SEEDUC está verificando o orçamento da própria pasta para apresentar ao governador o mais breve possível, visando o pagamento;

– Em relação à Animação Cultural, a SEEDUC vai verificar o impacto do pagamento do INSS no âmbito dos trabalhos do GT da animação.

A próxima audiência está marcada para o dia 18 de maio, às 14h, tendo como pauta os temas pendentes da reunião do dia 29/04, com a presença da secretária Luciana Calaça.

 

REUNIÃO NO TJRJ

Após a reunião na Secretaria de Educação, a direção do Sepe foi até o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), onde se encontrou com um assessor da Presidência do Tribunal para discutir a melhor forma de requisitar uma audiência com o governador interino, o desembargador Ricardo Couto. A delegação foi informada de que, apesar da agenda cheia, ele demonstra disposição para receber os segmentos que solicitam audiência. Diante disso, está sendo reenviado um ofício com pedido de reunião, incluindo pauta e nomes dos participantes, reforçando a importância do Sepe, a maior base do funcionalismo público, e a urgência da solicitação.


CONFIRA VÍDEO COM RELATO DA REUNIÃO

0