Recepção: (21) 2195-0450. Agendar atendimento no Jurídico: (21) 2195-0457 / 0458 (11h às 16h).

Devido à previsão de fortes chuvas na cidade do Rio de Janeiro entre esta sexta-feira (04) e o domingo (06), a direção do Sepe decidiu remarcar a assembleia da rede municipal de Educação do Rio de Janeiro, prevista para este sábado, dia 05 de abril.

Com isso, a assembleia ocorrerá no dia 12 de abril, às 14h, no auditório do 4º andar do Club Municipal (Rua Haddock Lobo, 359 – Tijuca).

A categoria, que se encontra em estado de greve desde o fim do ano passado, irá debater os rumos da mobilização contra o pacote de maldades implementado pelo prefeito, após aprovação na Câmara Municipal, e que levou à greve nos meses de novembro e dezembro.

A plenária da rede municipal também vai discutir um dos pontos mais polêmicos do ataque de Paes e Ferreirinha contra a educação municipal: a Lei Complementar Municipal nº 276/2024, que alterou dispositivos das Leis nº 94/1979 e nº 5.623/2013. O Ministério Público Estadual do Rio, através da 1ª Procuradoria de Tutela de Educação da Capital, acaba de enviar para a Procuradoria Geral de Justiça um pedido de análise sobre a abertura de uma ação de inconstitucionalidade/ilegalidade contra a 276/2014, notadamente no ponto em que ela altera o sistema de horas-aula (minutagem).

Trata-se de uma ótima notícia para a rede municipal do Rio, fruto de uma representação apresentada ao MP em 31/10/2024, que se desdobrou na reunião de 23/01/2025 com a Promotora Rosana Cipriano, nova titular da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação da Capital. O Departamento Jurídico do Sepe vai adicionar esta informação ao nosso processo judicial do 1/3 do da rede municipal de imediato.

Neste mesmo dia e local, a partir das 10h, o Sepe realizará uma assembleia geral da rede estadual.

0

O Sepe informa à categoria que se reuniu com o CASC (Centro Administrativo de Solução de Controvérsias) da Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ), no dia 24 de março de 2025, para iniciar as tratativas administrativas referentes ao pagamento do Grupo de “remanescentes” do processo “Nova Escola Aposentados”.

Na reunião, o Sepe solicitou a imediata inclusão de todos os profissionais que ficaram de fora do pagamento dos 21 grupos anteriores.

Uma segunda reunião acontecerá no final de abril, quando o Sepe espera poder trazer informações mais concretas a todos.

0

Baixe o PDF da nova edição do Boletim do Sepe, voltada para os profissionais da rede estadual. A publicação convoca a assembleia do sábado, dia 12/4, e traz textos sobre o programa Segunda Chance, as eleições do Sepe, entre outros.

Faça o download e compartilhe nos grupos da escola
https://seperj.org.br/wp-content/uploads/2025/04/boletim_estado56-03abril_ZAP.pdf

Baixe a versão A3, para reprodução
https://seperj.org.br/wp-content/uploads/2025/04/boletim_estado56-03abril.pdf
0

Os profissionais da educação da rede municipal Valença deliberaram realizar uma paralisação de a24 horas no dia 8 de abril. A paralisação foi decidida em assembleia realizada no dia 2/4. No dia 8 também haverá nova plenária da rede, a partir das 14h. A categoria está mobilizada em torno das seguintes pautas: os ataques às monitoras com a redução dessas profissionais nas creches; desrespeito ao 1/3 de planejamento; assédio moral; e concurso público.

0

A direção do Sepe está participando de uma audiência com a SEEDUC desde o início da manhã desta quinta-feira, dia 03 de abril. Na extensa pauta do encontro, temas como recomposição salarial, reajuste, piso nacional, climatização, Programa Segunda Chance, Prova Plural, entre outros, serão debatidos pela direção do sindicato com a assessoria da secretária Roberta Barreto.

Em breve, divulgaremos mais detalhes e o resultado da audiência.

0