O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) rejeitou contas de 2025 do ex-governador Cláudio Castro (PL). O resultado foi divulgado no dia 01 de junho pelo Tribunal. Agora, este parecer vai para a Alerj, que é responsável pela decisão de aprovar ou não as contas de Castro que, nos últimos dias, tem sido alvo de uma série de denúncias sobre a sua gestão no Palácio Guanabara e envolvimentos em esquemas de corrupção.
Foram três votos a um pela rejeição das contas do ex-governador. O relator votou pela aprovação e os conselheiros José Gomes Graciosa, Marcelo Verdini Maia e Christiano Lacerda Ghuerren reprovaram as contas do governo do estado referentes ao ano de 2025.
As irregularidades apontadas pelos conselheiros do TCE para reprovação são inúmeras: no seu voto, José Gomes Graciosa apontou irregularidades relacionadas a investimentos financeiros e colocou em xeque operações de cerca de R$ 5,01 bilhões, sendo mais de R$ 900 milhões no Banco Master. Entre os investimentos constam operações com grupos financeiros que aparecem em investigações da Política Federal sobre supostas irregularidades em investimentos do Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas. Outro desses grupos, o Geneal, foialvo de uma medida de bloqueio em uma ação envolvendo empresas investigadas por ligação com integrantes do PCC.
No Master, a 8ª fase da operação Compliance Zero da PF apontou que os investimentos do governo do Rio, através do seu fundo de pensão, chegaram a R$ 3,7 bilhões.
Esta é mais uma irregularidade resultante dos anos de desgoverno de Cláudio Castro à frente do Executivo do estado do Rio de Janeiro. O Sepe espera que a Alerj cumpra o seu dever e coloque em pauta imediatamente a decisão do TCE RJ e a confirme, tornado este inimigo da educação pública estadual inelegível de novo, já que o Tribunal Superior Eleitoral o condenou também à 8 anos de inelegibilidade.

O Coletivo Estadual de Aposentadas(os) do Sepe se reuniu hoje, dia 19 de maio, no formato híbrido e com a parte presencial no auditório do sindicato. Na pauta da reunião foram incluídos os seguintes assuntos, entre outros:
A Secretaria de Aposentados do Sepe RJ realiza uma reunião ordinária do seu Coletivo Estadual nesta terça-feira, dia 19 de maio, a partir das 9h. No encontro, as lideranças de aposentados dos núcleos municipais do sindicato e do Sepe Central irão debater pautas como: conjuntura, informes do Departamento Jurídico; informes gerais e calendário de atividades da categoria. A reunião será realizada no formato híbrido, com a parte presencial no auditório do Sepe (Rua Evaristo da Veiga, 55 – 7º andar)



A Secretaria de Aposentados do Sepe realizou nesta terça-feira, dia 14 de abril, uma plenária conjunta dos coletivos estadual e da capital. A reunião, híbrida, teve a parte presencial realizada no auditório do sindicato e a pauta incluiu temas como: conjuntura, informes do Jurídico e informes gerais, mobilização e lutas.




A direção do Coletivo de Aposentados do Sepe teve uma reunião com a nova direção do Rioprevidência, no dia 17 de março. No encontro, realizado na sede do órgão, estiveram presentes, além da direção da Secretaria de Aposentados e da coordenação geral do sindicato, o presidente interino, Nicholas Cardoso, a diretora de seguridade, Louise Mayer, e a gerente de aposentadorias e certidões, Flávia Sá.