Recepção: (21) 2195-0450. Agendar atendimento no Jurídico: (21) 2195-0457 / 0458 (11h às 16h).

O Sepe RJ repudia a fala do secretário municipal de Educação RJ, Renan Ferreinha, que incomodado com a repercussão negativa de um vídeo nas redes sociais onde ataca uma professora durante uma reunião com profissionais aprovados no período de estágio probatório, acusou o sindicato de ter editado o vídeo do encontro, “retirando sua fala de contexto”. O sindicato refuta tais acusações e reafirma sua posição contrária à atitude do secretário de atacar uma profissional de educação.

A professora, de 58 anos, convocada junto com outros profissionais para o encontro com a Secretaria Municipal de Educação (SME), queria simplesmente saber o motivo do atraso da publicação em Diário Oficial dos nomes dos aprovados no estágio probatório após 10 meses do final do mesmo. Incomodado, Renan Ferreirinha tratou a profissional com ironia e arrogância e disse que a mesma poderia se retirar da reunião ou, até mesmo “do magistério”. O vídeo com a fala do secretário se espalhou rapidamente nas redes sociais e gerou revolta entre os profissionais, que condenaram a falta de respeito e pediram a saída de Ferreirinha do comando da SME.

O sindicato contesta as acusações do secretário e reafirma que a entidade cumpriu seu papel como legítima representante da categoria de denunciar qualquer ataque de autoridades contra a categoria. A ironia e o desrespeito do secretário se encontram expostos no vídeo para quem quiser ver, sem precisar de qualquer truque de edição. Não podemos aceitar que o responsável pela pasta da Educação de uma cidade como o Rio de Janeiro, que possui a maior rede de escolas da América Latina, não saiba como se comportar diante de uma simples pergunta de uma profissional.

Entendemos que ao tentar jogar sobre o Sepe a consequência do que o seu destempero e falta de tato acabou produzindo e o vulto e repercussão tomados nas redes, Renan Ferreirinha tenta inutilmente arranjar uma desculpa para os milhares de profissionais que estão acessando em massa as mídias sociais para expressar em alto e bom som: “A Educação fica! Ferreirinha – o secretário de Educação que não respeita o educador – sai!”

Há uma enorme insatisfação da categoria que pede a saída do secretário. Por isso, a campanha que o Sepe instituiu: “Fora Ferreirinha, vá com Paes”.

O Sepe-RJ está acompanhando a professora que sofreu a agressão.

0

A Comissão Eleitoral Estadual do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) proclama e divulga o resultado da eleição 2025, realizada de forma on-line nos dias 24 a 27 de junho, para a escolha das novas diretorias do Sepe Central, dos Núcleos e Regionais, gestão 2025 a 2028 – clique aqui para baixar e ler o resultado (PDF).

0

O Projeto de Lei 2531, sobre a implementação do Piso Nacional dos Funcionários Técnicos, Administrativos e Operacionais foi aprovado por unanimidade na Comissão de Trabalho do Congresso Nacional (CETRAB) durante sessão realizada na manhã desta quarta-feira (dia 02 de julho).

A discussão e votação do PL do Piso Nacional para os funcionários foi acompanhada no local por representantes de diversas entidades representativas da categoria dos mais variados recantos do país e, remotamente, através da transmissão da sessão pela TV Câmara.

Com a aprovação hoje, demos mais um passo na tramitação do PL 2531 no Congresso, com aprovações já em diversas comissões para que possa ser levado à votação pelo plenário. Por causa da importância da urgência da aprovação do PL na Câmara, a Secretaria de Funcionários do Sepe convoca toda a categoria a se manter mobilizada e acompanhando a tramitação do projeto, que seguirá agora para discussão e votação na Comissão de Finanças e Tributação.

No dia 06/08, o Sepe estará junto com a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação) no Ato Nacional em Defesa da Valorização dos Funcionários de Escola e pela Aprovação do Piso salarial Nacional (PL 2531), em Brasília.

 

Assista a sessão da Comissão de Trabalho

Trabalho - Discussão e votação de propostas - 02/07/2025
0

O Projeto de Lei 2531, sobre a implementação do Piso Nacional dos Funcionários Técnicos, Administrativos e Operacionais está previsto para entrar em discussão e votação na CTRAB (Comissão de Trabalho do Congresso Nacional), nesta quarta-feira, dia 02/07, às 10h, no prédio anexo II, em Brasília.

Acompanhe a votação pela TV Câmara (https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/76943) acompanhe as redes sociais do Sepe. Precisamos seguir toda essa movimentação para que o PL 2531 seja aprovado na CTRAB. Teremos companheiros de entidades sindicais de todo o Brasil em Brasília/DF,acompanhando e representando todos nós nesse importante momento para toda a nossa categoria de Profissionais da Educação.

No dia 06/08, o Sepe estará junto com a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação) no Ato Nacional em Defesa da Valorização dos Funcionários de Escola e pela Aprovação do Piso salarial Nacional (PL 2531).

 

0